Notícias
Vídeos

Ford alerta motoristas sobre a segurança no trânsito


Lembrando de que a vida é o seu bem mais valioso e a única maneira de não arrisca-lá é se prevenindo do perigo

Por: Da redação - 04 de setembro de 2019

Ford

Os acidentes de trânsito matam cada vez mais pessoas em todo o planeta, sendo 1,35 milhão de óbitos por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Preocupada, a Ford alerta sobre perigos da distração ao volante.

Todos já sabem que usar o celular enquanto se dirige é um grande perigo, mas ele está longe de ser a única causa de distração no volante. Mesmo sem perceber, praticamente todos os motoristas têm algum momento de falta de atenção.

Entender o que é a direção distraída e como ela pode ser evitada é o primeiro passo para desenvolver um comportamento mais seguro trânsito.

Direção distraída é qualquer atividade que remova a atenção do motorista da tarefa imediata de condução, se enquadra, geralmente, em três categorias: distração mental, visual e manual.

Confira abaixo o quê cada uma delas significa e como garantir a segurança de todos!

Distração mental: Pode ser qualquer atividade que tire a mente do motorista da pista, desde conversar com passageiros até se perder no pensamento enquanto ouve uma música no rádio.

Distração visual: Ocorre quando o motorista desvia o foco da estrada para se fixar em outra coisa, como olhar o telefone, supervisionar os filhos ou observar algo que ocorre fora do veículo.

Distração manual: É quando o motorista tira uma ou as duas mãos do volante por qualquer motivo. Como, por exemplo, para se pentear, ajustar o GPS ou buscar algo na bolsa ou no porta-luvas.

“Quase todos os acidentes de trânsito causados por distração podem ser evitados. Por isso é importante ter consciência das diferentes formas de direção distraída e dos perigos ocultos que elas representam, para que o comportamento seguro se torne um hábito”.

Robson Jardim, supervisor de operações do campo de provas da Ford em Tatuí.

A nova Ford Ranger 2020 é a primeira picape média a oferecer o assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, tecnologia até agora vista apenas em SUVs de luxo. Funciona por meio de radar e câmeras, por exemplo, em velocidades de até 60 km/h o veículo é capaz de parar totalmente, acima disso, ajuda a reduzir a força do impacto mesmo que o motorista não tome nenhuma ação.

O motorista deve evitar situações perigosas e acidentes, além de contribuir para a ética e cidadania no trânsito, basta dirigir de forma preventiva, e lembre-se: nunca dirija com sono, sempre usar o cinto de segurança, mantenha distância de outros veículos e nunca use smartphones enquanto estiver dirigindo. Essas são algumas das medidas que pode fazer total diferença no seu trajeto.