Notícias
Vídeos

Evite danos ao cardan com manutenção adequada


Falta de lubrificação, utilização de graxa inadequada, excesso de peso e modo de dirigir podem provocar desgastes prematuros ou quebras nos componentes

Por: Da Redação - 17 de setembro de 2018

Responsável por transmitir a energia gerada pelo motor da caixa de câmbio para o eixo diferencial, o eixo cardan merece especial atenção dos motoristas para que não ocorram desgastes prematuros ou quebras nos componentes do sistema. Composto por tubo, garfo, ponteira, luva, flange, cruzeta, terminal, mancal central entre outras peças, o cardan conta com ampla durabilidade, chegando à elevada quilometragem. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora da manutenção. “Se uma cruzeta for trocada sem os cuidados necessários e ferramentas adequadas pode desbalancear o cardan, gerando ruídos e vibrações no veículo”, exemplifica Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, fabricante de autopeças para mercado de reposição líder na linha de componentes undercar. Silva ressalta também que o balanceamento deve ser realizado sempre que ocorrer qualquer tipo de manutenção no conjunto. Adaptações no conjunto também não devem ser feitas.

“Folgas, falta de lubrificação ou lubrificação incorreta, excesso de peso, modo de dirigir podem comprometer a vida útil do cardan”, complementa. Segundo Silva, para garantir o bom desempenho e a vida útil do cardan, é preciso que a lubrificação esteja em dia e seja feita com a graxa adequada. Os componentes do eixo cardan devem ser lubrificados com graxas à base de sabão lítio, especificação EP 2, sempre obedecendo os intervalos recomendados pelos fabricantes. “O lubrificante deve suportar temperatura de funcionamento adequada, ter viscosidade e consistência específicas”, conclui.

A Nakata possui a linha de componentes completa do cardan, composta por cruzeta, garfo, flange, flange acoplamento, luva/ponteira luveira/pontuva, terminal, ponteira com rosca e subconjunto mancal central. Fabricados em aço, os componentes de cardan Nakata são indicados para qualquer tipo de cardan, possibilitando encaixes perfeitos com baixos índices de vibração, robustez, eficiência e durabilidade na transmissão de força. As peças também possuem gravação da marca e código do item, facilitando a identificação dos componentes.