Notícias
Vídeos

Delphi Technologies reforça sobre a importância do compressor automotivo


Com a chegada do verão, estar com o sistema de ar-condicionado em dia garante mais conforto ao seu veículo

Por: Da Redação - 16 de dezembro de 2019

Nos meses mais quentes do ano, o sistema de refrigeração de um automóvel pode trazer o conforto necessário para muitos motoristas, principalmente, para aqueles que costumam passar uma boa parte do tempo com ele ativado. Considerado o coração do sistema de ar-condicionado, o compressor garante que o fluido refrigerante circule pelo sistema, possibilitando a troca e a dissipação do calor.

O componente tem como função mover e comprimir o fluido refrigerante, para que aumente a pressão do sistema e ocorra a troca de temperaturas nos momentos adequados. Quando o compressor apresenta algum tipo de problema, compromete todo o processo de refrigeração do veículo.

O compressor garante que o fluido refrigerante circule pelo sistema, possibilitando a troca e a dissipação do calor.

É comum que aconteça o desgaste das peças à medida que a quilometragem aumenta, e a manutenção preventiva adequada pode prolongar a vida útil do compressor. “Por isso, é recomendado dar atenção para o sistema de ar-condicionado uma vez por ano, seguindo corretamente todos os procedimentos técnicos”, afirma Pedro Valencio, coordenador de suporte ao cliente aftermarket da Delphi Technologies.

É essencial buscar uma oficina especializada, que possui informações precisas dos corretos procedimentos, bem como as ferramentas e equipamentos para manutenção, recuperação, recarga, vácuo e limpeza do sistema, onde será possível checar todos os componentes, tais como condensador, filtro secador ou acumulador, e válvula de expansão ou tubo de orifício.

Se o motorista perceber o mau desempenho do ar-condicionado, é preciso procurar um especialista, para que o profissional possa verificar se há o acionamento do compressor, falta de fluido refrigerante, problemas em filtros e outros fatores que podem atrapalhar o funcionamento do sistema. Além disso, é importante avaliar se o fluído refrigerante utilizado é de boa qualidade, se o reparador realizou o vácuo e a limpeza do sistema, e se a quantidade deste fluido está adequada de acordo com o manual do fabricante.