Notícias
Vídeos

Cuidados com os amortecedores antes de viajar para garantir o bom funcionamento e a segurança do veículo na estrada


Item de segurança, o amortecedor danificado pode oferecer risco e perda de estabilidade do veículo

Por: Da Redação - 11 de novembro de 2020

Parte fundamental do sistema de suspensão, os amortecedores são os responsáveis por controlarem o sobe e desce das molas ao trafegar por lombadas, depressões, buracos ou irregularidades na pista e por manterem a estabilidade do veículo em curvas. Itens de segurança do caminhão e do automóvel devem estar sempre com a manutenção em dia.

Edson Vieira, técnico da Nakata, ressalta: “A manutenção de amortecedores e componentes da suspensão deve seguir as recomendações da montadora. Mas, por fazerem parte dos itens de segurança, o sistema de suspensão deve ser revisado em uma oficina de confiança. No caso de caminhões, os itens podem ser avaliados numa valeta em uma parada quando for abastecer ou fazer uma lubrificação, evitando, problemas que podem ocasionar a perda de estabilidade da direção”. 

Segundo Vieira, é possível verificar se há vazamentos nos amortecedores, buchas estouradas ou qualquer outro desgaste das peças que são alguns sinais que indicam a hora de substituir amortecedores. Ao verificar desgaste das buchas, é preciso muito cuidado, pois pode indicar que os amortecedores já foram comprometidos, perdendo sua eficiência.

O técnico também ressalta que amortecedores dianteiros em más condições podem danificar outros componentes do veículo, entre eles, pneus e terminal de direção. “É um sistema de suspensão e cada componente depende um do outro”, enfatiza.

Para não comprometer a vida útil dos amortecedores, Vieira sugere fazer, periodicamente, revisão em todo o sistema de suspensão e pneus. No caso de caminhões, recomenda verificar também barra de direção.