Oficina Brasil


Conheça um pouco mais sobre a tecnologia de “coasting”

Entre os carros que já apresentam este sistema, estão o novo Porsche 911 Carrera e alguns modelos da BMW. No primeiro, o “coasting” reduz em cerca de 16% o consumo do carro, de acordo com a empresa, e complementa o sistema “cut-off”.

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A prática da “banguela” (colocar o câmbio em ponto morto com o carro em movimento) pode sobrecarregar os freios e levar a falhas no sistema, mas a função “coasting” permite que o carro faça isso eletronicamente, economizando combustível em declives suaves.

A tecnologia desconecta a transmissão por alguns instantes quando o sistema percebe que não há carga sobre o acelerador, aproveitando a inércia para manter a velocidade sem depender do motor. A velocidade cai gradualmente se o terreno for plano, mas pode até aumentar em descidas leves. Assim que o motorista pisa no acelerador ou no freio, o motor liga mais uma vez.  

 

Entre os carros que já apresentam este sistema, estão o novo Porsche 911 Carrera e alguns modelos da BMW. No primeiro, o “coasting” reduz em cerca de 16% o consumo do carro, de acordo com a empresa, e complementa o sistema “cut-off”. No segundo, a função é ativada no modo Eco Pro e permite que modelos como o 435i, com motor seis-cilindros e 306 cv, pode atingir 13 km/l de gasolina em rodovias. 

Comentários