Notícias
Vídeos

Conheça os indícios que revelam os problemas na suspensão do veículo


Ruídos, instabilidade e desgaste irregular dos pneus são alguns dos sinais que podem indicar que chegou a hora da manutenção da suspensão

Por: Da Redação - 19 de março de 2020

Além de poder ocasionar graves acidentes, problemas no sistema de suspensão trazem desconforto aos ocupantes do veículo. Por isso, é bom que o motorista fique sempre atento aos sinais de desgaste nos componentes da suspensão – amortecedores, molas, braço oscilante, batentes, barra estabilizadora, buchas, bieleta, coxins e pivô. “Ruídos podem indicar problemas na suspensão, mas nem sempre é fácil de identificar o diagnóstico, pois podem ser provenientes dos amortecedores, mas também podem estar relacionado a uma bieleta com folga, desgaste das buchas, coxins danificados, entre outros. As folgas provocam fortes ruídos”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Segundo Silva, a falta de estabilidade em curvas também pode apontar que algum componente da suspensão não está desempenhando seu papel corretamente e necessita ser trocado. Instabilidade pode assinalar ainda desgaste do amortecedor.

Defeitos na suspensão podem levar a desgaste acentuado de pneus, uma vez que a geometria da direção sobre um desalinhamento ou os pneus ficam pulando rapidamente ao passar por irregularidades no solo devido à perda de eficiência dos amortecedores.

As molas também podem apresentar perda de eficiência fazendo com que o carro perca altura. “Molas arriadas comprometem outros componentes da suspensão, como batentes, coxins e amortecedores”, adverte.

Caso o motorista verifique algum vazamento de óleo do amortecedor, Silva recomenda a troca imediata do componente.

A recomendação é fazer inspeção periódica no sistema de suspensão ou a qualquer sinal de desgaste dos componentes.