Notícias
Vídeos

Como saber se é disco de freio empenado ou problema no cubo de roda?


Técnicas de medição ajudam a descobrir o diagnóstico correto quando há trepidação no pedal

Por: Da redação - 17 de setembro de 2019

Como saber se é disco de freio empenado ou problema no cubo de roda?

Um problema muito comum e que levam muitos motoristas a procurarem as oficinas é a trepidação do pedal, que, na maioria das vezes, é provocado por algum componente empenado. Mas como saber se o disco de freio está empenado ou se a causa é o cubo de roda? O reparador Fernando Neves, da Auto Mecânica Neves, de Mauá-SP, premiado na promoção Feras da Oficina Nakata, dá dicas para resolver essa questão do diagnóstico antes de fazer a trocar da peça.

O profissional mecânico procede da seguinte forma para solucionar esses empecilhos: monta o disco no cubo, coloca dois parafusos das rodas e deixa tudo bem apertado; com o relógio comparador e a base magnética, mede o empenamento e marca com giz os pontos onde está o zero e o máximo; depois desmonta, gira o disco em meia volta e refaz o procedimento.

Segundo Neves, com esse teste, é fácil ver o que está errado.

Se apenas o disco estiver empenado, os dois valores (zero e máximo) aparecem sempre nas mesmas posições. Quando as medidas não mudam, mas trocam de lugar após o giro, desconfie do cubo. Nos veículos onde as duas peças estão avariadas, cada medição dá um valor diferente.

Para solucionar esses problemas de trepidação no pedal do freio, o mecânico opta em fazer um diagnóstico bastante técnico, com base nos instrumentos de medição.

Fernando Neves relata que foi isso que fez, quando o dono de um Chevrolet Corsa 2008 chegou em sua oficina com essa queixa. Ele conta que durante o conserto o cliente preferiu que os discos fossem retificados, ao invés de trocados. “Como a falha não desapareceu, foi necessário tirar a dúvida se os cubos estavam em bom estado. Neste caso, os discos tinham sido retificados, mas não ficaram bons. Também é comum encontrar cubos novos que foram danificados por montagens incorretas”. 

A promoção Feras da Oficina Nakata destaca o conhecimento técnico dos reparadores, as melhores dicas são premiadas todos os meses. Para participar, basta acessar o portal oficial.