Notícias
Vídeos

Como identificar o desgaste do terminal axial?


Barulho vindo debaixo do veículo ou folga na direção, pode indicar comprometimento do terminal axial veja como é a manutenção deste componente!

Por: Wellyson Reis - 11 de agosto de 2020

Conhecido também como braço de direção, o terminal axial, peça que liga a caixa de direção aos terminais da direção possibilitando seu movimento em vários ângulos, é fundamental para a garantia da segurança do veículo. Por isso, é recomendável efetuar inspeções periódicas.

Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, afirma: “Embora o terminal axial apresenta, geralmente, vida útil longa, na hora da manutenção do sistema de  suspensão e direção, o mecânico deve avaliar o estado do componente para evitar que ocorram acidentes já que é um dos itens que assegura a dirigibilidade do veículo”.

De acordo com o gerente, é possível que a peça se desgaste prematuramente, em condições extremas ou caso de outros componentes como a coifa de proteção estejam comprometidos. A recomendação é ficar atento aos indícios de problemas com o terminal axial. Silva, ressalta: “Ruído vindo debaixo do carro durante as manobras ou folga na direção podem indicar desgaste no terminal axial”.

Outro sinal que pode apontar desgaste do axial é vibração na direção. Mas deve ser analisado pelo profissional habilitado já que outros problemas na suspensão ou balanceamento malfeito podem ocasionar a mesma vibração.

Segundo Silva, ao verificar qualquer problema com o terminal axial, é importante substituir a peça para que outras não se desgastam. “Após a troca do axial, é necessário fazer o alinhamento da direção”.