Oficina Brasil


Como identificar a bomba d´água certa para cada veículo Fiat com motor E-Torq

Existem três modelos que não são intercambiáveis para aplicações diferentes, de acordo com o modelo do veículo

Por Da Redação

Na hora da reparação do veículo é preciso ter especial atenção ao efetuar a troca de alguns componentes. “Os códigos e referências  são fundamentais para comprar a peça adequada para cada modelo de veículo. O motor E-Torq da Fiat, por exemplo, sai da fábrica com três tipos distintos de bomba d´água que não são intercambiáveis”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Para identificar o modelo correto, basta seguir a sequência de códigos das peças. No caso do motor E-Torq, as referências são: NKBA01767 para bomba completa; NKBA01769, bomba parcial; NKBA01773, bomba completa e NKBA01765, bomba parcial. Silva explica que na aplicação de Palio, Punto e Linea deve se considerar os códigos: NKBA01767, bomba completa, e NKBA01769, parcial. “O encaixe na bomba da direção hidráulica tem 30 mm de diâmetro e 13,5 de profundidade”, comenta. Já no Palio, Punto e Linea 1.6 e 1.8, a bomba d’água indicada leva códigos NKBA01773, bomba completa, e NKBA01765, parcial. O encaixe na bomba da direção hidráulica possui 38 mm diâmetro e 3,5 de profundidade

Para os veículos Renegade, Argo, Cronos e Toro, a diferença está na posição do tubo de água na tampa. Para essas aplicações, a Nakata disponibiliza somente a bomba parcial código NKBA01765.

Para garantir a compra da peça certa, Silva recomenda sempre consultar o catálogo Nakata wwww.catalonakata.com.br  ou remover a peça com problema para utilizar como amostra na aquisição da peça nova.

Comentários