Oficina Brasil


Cofap reforça a importância do sistema de suspensão

A suspensão é um dos principais itens para dar estabilidade ao veículo nas freadas, curvas e em situações em que o carro precise de estabilidade e controle da direção

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Cofap reforça a importância do sistema de suspensão

Responsável por garantir a estabilidade do veículo, absorvendo os impactos do solo e reduzindo solavancos e vibrações para a cabine, o sistema de suspensão é de extrema importância, pois todo veículo é formado por uma série de sistemas mecânicos que trabalham em conjunto. Para garantir a segurança e seu bom funcionamento, é preciso dar a devida atenção a cada um deles.

Por isso é necessária a manutenção preventiva e sempre importante também levar o veículo a uma oficina mecânica de confiança quando perceber alguns ruídos estranhos. E mais: sempre que fizer alguma alteração é preciso fazer o alinhamento do carro.

A Cofap alerta da importância e a atenção no amortecedor, pois ele é uma das principais peças do sistema de suspensão.

Os amortecedores são importantes em situações de curvas e desvios bruscos, onde se deve ter uma total condição de dirigibilidade, e a suspensão é fortemente exigida. Em freadas isso também ocorre, podendo haver perda de efetividade e aumento na distância percorrida nessa situação.

Se eles não estiverem em boas condições na suspensão dianteira, poderão ocasionar com que volante comece a trepidar devido ao rechicoteamento das rodas, podendo provocar até a perda de direção, e um grave acidente.

O sistema de suspensão é composto, ainda, por outros itens como molas (que sustentam o peso do veículo e o mantém a uma determinada distância do solo), barras estabilizadoras (que diminuem a inclinação da carroceria em curvas e auxiliam na dirigibilidade e estabilidade), bandejas de suspensão (também chamadas de braços oscilantes, que sustentam e controlam a movimentação das rodas) e bieletas (que fazem a ligação da barra estabilizadora com o amortecedor). Todos os componentes são fundamentais para que o veículo trafegue confortavelmente, com estabilidade direcional em movimento e durante as frenagens.

Comentários