Oficina Brasil


Cofap destaca os cuidados com pivôs, terminais e barras de direção!

Entenda a funcionalidade e diferença entre eles!

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Os pivôs de suspensão, terminais axiais, terminais de direção e barras de direção comercializados com a marca Cofap são homologados segundo os padrões das peças originais e contém a certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que estabelece patamares mínimos de segurança a diversos tipos de autopeças à venda em território brasileiro.

É recomendado fazer avaliações periódicas em todos esses componentes pois recebem impactos constantes e estão ligados diretamente à segurança do condutor e dos demais passageiros. Em casos de folgas, coifas de proteção danificadas, falta de lubrificação nos terminais, é necessário fazer a substituição da peça comprometida.

A Marelli Cofap reforça que, sempre que for realizada a substituição do pivô de suspensão, também é indicado verificar as condições das barras de direção e do terminal axial. Quando a substituição for da barra de direção, é obrigatório fazer a conferência da geometria de direção.

Os pivôs de suspensão, terminais axiais, terminais de direção e barras de direção participam do sistema de direção dos veículos, trabalhando em conjunto para que os movimentos realizados pelo condutor, no volante, sejam transmitidos para as rodas dianteiras.

Pivô de suspensão: São componentes de extrema importância para a suspensão dos automóveis. Trabalham conectados à bandeja de suspensão, ligando as rodas dianteiras ao chassi do veículo, permitindo o esterçamento das rodas e a oscilação vertical do sistema, simultaneamente. Ao realizar as avaliações periódicas, é importante ficar atento ao pino esférico do pivô, pois avarias nessa peça podem comprometer o controle da direção.

Terminal axial: É o componente responsável pela ligação e transferência de movimento entre o mecanismo da caixa de direção e do terminal de direção.

Terminal de direção: É o componente responsável pela ligação do sistema de direção às rodas do veículo, transmitindo os movimentos da caixa de direção para as rodas, em conjunto com o terminal axial.

Barra de direção: É um elemento que transmite os esforços e movimentos do sistema de direção para as rodas direcionais do veículo.

Para mais informações sobre os produtos Cofap acesse www.mmcofap.com.br.

Comentários