Notícias
Vídeos

CNH com novo visual entra em vigor


Mudanças na Carteira Nacional de Habilitação já estão presentes nos documentos emitidos em 2017

Por: Da Redação - 03 de janeiro de 2017

A partir do dia 2 de janeiro, a Carteira Nacional de Habilitação passou a ter novas cores e novos dispositivos para dificultar falsificações. A decisão tornou-se válida a partir de uma resolução divulgada pelo Conselho Nacional de Trânsito em maio de 2016.

Quem possui o documento dentro da validade não precisa renovar o documento, e os valores e o procedimento para que precisa renovar a CNH permanecem os mesmos.

Dentre as novidades estão a troca da cor do topo da CNH de azul-esverdeado para a cor preta. Além disso, essa tarja contará com a impressão do mapa do estado onde o documento foi emitido. A cor do fundo também ganha um tom mais amarelado e novos elementos gráficos, assim como brasões da República impressos com tinta especial, visíveis somente na luz negra.

Outra atualização que estará presente nos documentos emitidos a partir de maio desse ano é a presença de um QR code, código bidimensional que  possibilita a conexão da CNH diretamente com o Registro Nacional de Condutores Habilitados, para evitar fraudes e agilizar processos.