Notícias
Vídeos

Cesvi Brasil aponta as novas tecnologias nos pneus


Pneus vão muito além de uma borracha moldada para “calçar” o veículo — por trás de sua fabricação existe muita pesquisa para desenvolver produtos com o máximo de qualidade e segurança.

Por: Da redação - 27 de julho de 2019

A indústria automotiva está em constante evolução e desenvolvimento. Essa transformação pode ser notada com facilidade nos designs, na tecnologia embarcada, sensores e nos itens de segurança cada vez mais complexos nos veículos, e com os pneus a situação não é diferente.

O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) elencou algumas soluções e tecnologias que estão sendo aplicados para aperfeiçoar o desempenho dos pneus, itens de extrema importância para a segurança, dirigibilidade e conforto dos ocupantes.

Umas das novas tecnologias desenvolvidas pela Cesvi é o pneu verde, conhecido como pneu econômico, que traz novidades nos seus compostos e estruturas para reduzir o esforço de rolagem do veículo. Segundo Emerson Feliciano, gerente sênior de pesquisa e conteúdo do Cesvi Brasil, "Essa novidade é capaz de aprimorar o desempenho do veículo e, até mesmo, gerar economia de combustível. Segundo alguns fabricantes, é possível rodar até 720 quilômetros a mais, levando em consideração um automóvel que roda mil quilômetros por mês".

Outra tecnologia um pouco mais reconhecida é o run flat, que roda sem ar por até 80 quilômetros a 80 km/h, sem que o pneu saia da roda. Se furar, o motorista ainda consegue rodar até que seja possível parar em um local seguro, pois o equipamento tem lateral reforçada e estrutura capaz de suportar o peso do veículo. Vale lembrar que o carro equipado com esse sistema de pneus deve ter o chamado Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento de pressão de pneu), para que o condutor seja alertado sobre o esvaziamento do pneu, passando a dirigir o veículo em velocidade moderada e com mais responsabilidade, garantindo a segurança de todos.

"Essas novas soluções trazem mais segurança e conforto aos ocupantes, porém é preciso avaliar sua substituição no tempo adequado, assim como é feito nos modelos anteriores. Vale a ressalva de que optar pela recapagem, remoldagem e recauchutagem pode prejudicar o desempenho do automóvel e colocar em risco não só a segurança dos ocupantes, mas também dos demais carros que estão na via", comenta Feliciano.

Importante salientar, a necessidade da manutenção periódica do veículo, analisando alinhamento de direção, balanceamento de rodas e folgas na suspensão de modo a garantir a maior vida útil dos pneus. Pois nem todo mundo dá a importância devida aos pneus. Muitos trocam por marcas que não conhecem, não pesquisam sua durabilidade, material, e isso pode causar riscos à segurança, e causar danos ao veículo. Por isso, é importante manter a atenção à validade e os cuidados do dia a dia, como a calibragem, o alinhamento, o balanceamento e o rodício (quando indicado).