Oficina Brasil


CCQ Fras-le completa 30 anos de trajetória

Os Círculos de Controle de Qualidade da Fras-le (CCQ) são formados por pequenos grupos de colaboradores e têm o objetivo de propor mudanças, melhorias ou soluções para problemas encontrados na produção

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O conceito de CCQ surgiu no Japão em 1962, por iniciativa do professor Kaoru Ishikawa, após a primeira conferência sobre o controle da qualidade, promovida na (JUSE) União dos Cientistas e Engenheiros Japoneses. Tendo como princípio que o funcionário é quem melhor conhece o seu trabalho e tem condições de apontar melhorias.

CCQ Fras-le completa 30 anos de trajetória

Ao longo de três décadas, o CCQ na Fras-le trouxe resultados importante para o mercado atual. Durante esse período, formaram-se um total de 31 diferentes grupos, envolvendo análise de problemas com sugestões de soluções para evitar acidentes, melhorar a qualidade dos produtos e ampliar a produtividade.

Para compartilhar com todos os esforços empreendidos pelos grupos, a Fras-le promove anualmente uma mostra interna de trabalhos de CCQ. Neste ano, em sua 29ª edição, que ocorrerá dia 3 de setembro, não será diferente.

Na ocasião, por meio de esquetes teatrais, os grupos que se destacaram no ano apresentam seus projetos de maneira objetiva e bem-humorada.  Essa edição comemorativa aos 30 anos será ainda mais especial e contará com algumas atrações para surpreender o público.

Comentários