Notícias
Vídeos

Cadeia de distribuição de autopeças debate junto ao Governo do Estado de São Paulo autorização de funcionamento para garantir o abastecimento às oficinas mecânicas


Entidades do setor se unem para levar o pleito ao governo do Estado de São Paulo para garantir abastecimento de peças às oficinas

Por: Da Redação - 31 de março de 2020

A medida visa atender as oficinas de reparação que, conforme Decreto nº 64.881 do Governo de SP, de 22 de março de 2020, podem funcionar normalmente para realizarem serviço considerado essencial à população. Sendo fundamental a manutenção da frota de veículos na região Metropolitana de São Paulo, incluindo ambulâncias, viaturas da polícia e corpo de bombeiros.

Para que o serviço de manutenção seja realizado, existe a necessidade do fornecimento de autopeças pela cadeia de distribuição formada por fabricantes, distribuidores e varejos.

Com a determinação do governo do Estado de São Paulo, por meio do decreto autorizando o funcionamento normal de oficinas mecânica, durante o período de quarentena do coronavírus, entidades que representam a cadeia produtiva de autopeças se unem para pleitear a liberação das atividades comerciais de portas fechadas para garantir o abastecimento de peças.

O Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), ANDAP (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças), SICAP (Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes da Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo) e Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo) entendem que o fornecimento de peças às oficinas é fundamental para que os serviços emergenciais de manutenção de veículos da frota circulante na região Metropolitana sejam realizados a contento.

O Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), apoia a medida porque as oficinas não possuem estoque de peças e fazem os pedidos fracionados diariamente de acordo com a demanda. Esse fluxo de abastecimento não pode parar em um momento tão crucial que exige o bom funcionamento das frotas de veículos de serviços essenciais, como ambulâncias, viaturas da polícia e corpo de bombeiros, bem como carros particulares para as pessoas se locomoverem em situações emergenciais.

Além disso, o fornecimento de autopeças deve manter circulação de frotas de empresas de transporte de cargas e passageiros, de entrega “delivery” (caminhões, ônibus, vans, pick-ups, Vucs e motos), que realizam também o abastecimento dos produtos tidos como importantes, tais como remédios, alimentos e produtos hospitalares, não pode parar por falta de manutenção, lembra Alcides Acerbi Neto, presidente do SICAP.
 
Entendendo a situação e a responsabilidade de toda a cadeia em abastecer as oficinas, os representantes das entidades se reuniram por meio de chamada de vídeo para preparar um documento com este pleito que será encaminhado ao governo o mais breve possível. 

O ofício será assinado por todas as entidades envolvidas na cadeia de distribuição de autopeças responsáveis pelo fornecimento ao mercado de reposição de São Paulo, que, atualmente, conta com 4 mil oficinas de serviços automotivos apenas na região metropolitana de São Paulo, conforme dados do Anuário da Indústria de Reparação de Veículos, publicação do Sindirepa Nacional (associação que representa os Sindirepas estaduais).