Notícias
Vídeos

Bosch comemora marco na produção de módulos de ABS e ESP no Brasil


Programa de Estabilidade Eletrônica é fabricado na mesma linha do ABS desde 2015

Por: Da Redação - 08 de abril de 2021

A Bosch comemora no Brasil a produção de 10 milhões de módulos do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) desde o início da produção em 2007. 

O avanço da tecnologia dos veículos tem sido apontado como a principal causa da redução de mortes no trânsito. Além do usual cinto de segurança, acessórios como airbags frontal e lateral, sistema de controle de frenagem (ABS), programa eletrônico de estabilidade (ESP) e dispositivo antiderrapante (ASR), por exemplo, deixaram de ser um componente de luxo e se tornaram peças essenciais para o veículo.

O Sistema Antibloqueio de Freios (ABS) é um equipamento auxiliar dos sistemas de frenagem que ajuda a aprimorar o controle do caminhão. Com isso, é possível manter a trajetória original do veículo sem que os pneus escorreguem sobre a via. O sistema proporciona benefícios como a não derrapagem do veículo e, consequentemente, o aumento da estabilidade em condições de frenagens de emergência, permitindo que o usuário possa desviar de obstáculos enquanto freia, reduzindo a distância de parada em até 30%.

Michel Braghetto, gerente de Marketing da divisão chassis system control da Bosch, destaca: “Com o objetivo de tornar o trânsito cada vez mais seguro e a tecnologia veicular acessível, a Bosch decidiu nacionalizar a produção do ABS muito antes do dispositivo se tornar item obrigatório em todos os carros produzidos e comercializados no mercado nacional”.

Outra tecnologia que contribui para salvar vidas é o programa eletrônico de estabilidade (ESP), que desde 2015 também é produzido na mesma linha fabril do ABS. “Este ‘anjo da guarda’ eletrônico é a base tecnológica para muitas funções de assistência e direção autônoma, por isso, a tendência é que a demanda para a produção local aumente cada vez mais nos próximos anos, sobretudo impulsionada pela legislação”, ressalta Braghetto. 

Há mais de 40 anos, o ABS é referência na área de segurança ativa e pode diminuir significativamente o risco de acidentes fatais, já que impede o travamento das rodas em frenagens bruscas e permite que o motorista mantenha o controle do volante e possa desviar de obstáculos. Já o ESP, junto ao cinto de segurança e ao airbag, é a tecnologia que mais salva vidas. Estima-se que 80% de todos os acidentes causados por derrapagens podem ser evitados, especialmente aqueles em situações como: rodovias molhadas e escorregadias, ao desviar de obstáculos inesperados, animais na estrada ou até mesmo ao fazer uma curva brusca e fechada.

O ESP® é um item de segurança mandatório desde o início de 2020 para novos modelos de veículos leves 0Km e a partir de janeiro de 2024 também passará a ser obrigatório para todos os modelos de veículos leves 0Km comercializados no mercado nacional, segundo as resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) 567/15 e 799/20. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) determinou que o período entre 2021 e 2030 será a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito e a Bosch, neste sentido, faz a sua parte ao desenvolver tecnologias para a vida a fim de proporcionar mais segurança e conforto nas ruas e estradas.