Notícias
Vídeos

Bieleta: item da suspensão do veículo que garante segurança nas curvas


O componente faz a ligação da barra estabilizadora com o sistema de suspensão e auxilia o amortecedor a manter o pneu em contato com o solo

Por: Da Redação - 07 de outubro de 2021

Os amortecedores são os componentes mais conhecidos do conjunto de peças que compõem a suspensão do veículo, mas há outras peças que também merecem especial atenção na hora da manutenção. 

A bieleta atua diretamente na suspensão do carro e é essencial para ter segurança no momento de fazer as curvas. Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, explica: “A bieleta, em sua maioria, é uma haste de aço ligada por dois pinos esféricos, tipo um pivô, e há modelos também que são um parafuso com várias partes de borracha. Mas, independente do modelo, faz a ligação da barra estabilizadora ao sistema de suspensão do veículo”.

Segundo Silva, a bieleta auxilia o conjunto de suspensão a manter o contato do pneu com o solo e, principalmente, evitar que a carroceria incline demasiadamente em curvas. Por isso, é fundamental que a manutenção esteja em dia.

Um dos fatores que pode provocar o desgaste da bieleta é a deterioração da coifa de proteção dos pinos esféricos. “Caso a coifa esteja danificada, rasgada ou furada, poderá ocorrer a entrada de abrasivos e acelerar o desgaste, levando a inutilização da peça”, ressalta Jair. Já o principal sinal de que a bieleta está comprometida é o ruído ao passar em desníveis de solo ou ruas esburacadas.

Silva alerta ainda para outro fator que pode levar a acidentes, e afirma: “Se o pino esférico sofrer desgaste excessivo poderá sacar do alojamento, fazendo com que a haste da bieleta fique solta no sistema de suspensão. Caso ela atinja o pneu, poderá cortá-lo e ocasionar um problema mais sério”.

A recomendação é efetuar inspeções periódicas para observar o estado da coifa e se ela não tem folga, pois não há reparo ou manutenção preventiva para a bieleta. “Se apresentar folga ou borracha deteriorada a única solução é a substituição”, finaliza Silva.