Notícias
Vídeos

Amortecedores recondicionados, como identificar?


Quando falamos em peças essenciais para o funcionamento do carro, logo nos lembramos do amortecedor. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado

Por: Da redação - 26 de julho de 2019

Amortecedores recondicionados, como identificar?

Amortecedores recondicionados significam a substituição de um amortecedor gasto por outro usado, mas com menos tempo de uso. A reutilização do equipamento, no entanto, não é recomendada, pois pode ocasionar: Vibrações e ruídos na suspensão, perda da estabilidade em pistas ruins e em curvas, balanço exagerado (em arrancadas e frenagens), desgaste precoce dos pneus e de outros equipamentos de suspensão.

Reutilizar um amortecedor é jogar dinheiro fora e adiar um problema, pois logo ele deverá ser novamente substituído. O que muitas pessoas que oferecem este serviço fazem é pintar e limpar o equipamento usado, e ainda retirar todo o óleo e substituí-lo por óleo de motor, mais viscoso que o óleo de um amortecedor novo.

A principal dica para identificar se houve recondicionamento na peça é ver se o logotipo do fabricante está raspado. Este sinal é um dos mais característicos. Outra forma de verificar é rodar com o veículo com o amortecedor quente, pois vai apresentar instabilidade em curvas e fazer ruído na suspensão.  Quando o amortecedor está frio pode não apresentar esses problemas e quando aquece, começam a aparecer sinais de desgaste novamente. Isso acontece porque o fluido hidráulico colocado no recondicionamento não é adequado, bem como as peças internas já perderam a vida útil, além de provocar desgaste em outras peças da suspensão, como coxins, molas e batentes.

E quando a vida útil dos amortecedores chega ao fim, seja por tempo de uso ou desgaste prematuro provocado por impactos sucessivos, às peças devem ser trocadas por outras, de preferência, as quatro, ou pelos menos, os pares.  Segundo Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, não é possível e nem viável fazer a substituição de todos os itens internos dos amortecedores, como válvulas, pistão, tubo de pressão, entre outros, porque essas peças não são comercializadas no mercado separadamente.

Os amortecedores exercem um papel fundamental na condução e no desempenho de um automóvel. Teoricamente são os amortecedores que controlam os movimentos da suspensão mantendo os pneus do automóvel em contato com o solo, independe do tipo de superfície apresentada. Para não andar aos solavancos nas vias, é necessário que os amortecedores do seu carro estejam em perfeitas condições, só assim conseguirá ter a máxima segurança na estrada e se beneficiar de todo o conforto em sua viagem.