Oficina Brasil


A Nakata alerta sobre os indícios de desgaste dos amortecedores

Perda de dirigibilidade e estabilidade do veículo pode indicar que os amortecedores estão comprometidos

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Uma das principais funções dos amortecedores é oferecer segurança aos ocupantes do veículo, bem como adicionar conforto ao trafegar pelas vias. Eles são responsáveis por controlar os movimentos de sobe e desce da mola durante a absorção do impacto. 

Por isso, os amortecedores demandam não só cuidados na hora da manutenção, mas também avaliação preventiva. Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata afirma: “É preciso ficar atento aos indícios de desgaste dos amortecedores, como falta de estabilidade em curvas e perda de dirigibilidade em pistas irregulares, vazamentos de óleo, desgaste desigual dos pneus e ruídos ou impactos ao transitar em valetas ou lombadas e balanço excessivo em freadas ou arrancadas”.

Caso o veículo apresente algum destes sinais há necessidade de uma avaliação do sistema de suspensão, no qual os amortecedores fazem parte. Segundo Silva, alguns hábitos e cuidados podem assegurar a vida útil dos amortecedores e demais peças do conjunto de suspensão. “A durabilidade dos componentes da suspensão depende até da forma como o motorista conduz o veículo. Trafegar em alta velocidade em ruas esburacadas ou por lombadas podem comprometer os componentes”, explicou o especialista.  

Outros fatores que podem prejudicar o sistema de suspensão é transitar com excesso de carga e a falta de alinhamento e balanceamento. Como os amortecedores sofrem desgaste natural, a recomendação é fazer revisões periódicas a partir dos 40 mil km rodados para verificar as condições das peças. 

A Nakata conta com catálogo eletrônico que oferece funcionalidades para facilitar a busca da peça adequada caso precise de um repararo, acesse: www.catalogonakata.com.br. A pesquisa pode ser realizada por palavra-chave (por marca, código, aplicação ou por categoria). Pela busca avançada, há como selecionar diversas opções de um ou mais campos (veículo, ano, montadora, código) para o sistema atualizar automaticamente os dados.

Comentários