Notícias
Vídeos

4 itens do sistema de freio que não podem ficar fora da revisão de sua moto


A revisão e a manutenção da moto é um procedimento que deve ser realizado periodicamente, principalmente antes de longas viagens

Por: Da Redação - 20 de janeiro de 2021

Ao levar a motocicleta em uma oficina de confiança, é possível verificar o funcionamento e eficiência de todo o sistema, prevenindo acidentes e possíveis falhas durante a condução. 

Segundo Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil, cada peça possui um intervalo correto de troca e é essencial ficar atento a esses detalhes, além dos sinais de desgaste, e afirma: “Através de um diagnóstico completo é possível analisar a funcionalidade de cada equipamento que compõe a moto, incluindo todo o sistema de freio e assim, identificar se será necessário fazer reparos ou substituição de peças”.

Confira 4 itens do sistema de freio que não podem ficar fora da revisão: 

Pastilhas e discos de freio

As pastilhas e os discos de freio são responsáveis por gerar o atrito necessário para frear a moto, por isso é necessário que sejam verificados na revisão. A substituição de tais peças deve ocorrer caso estejam danificadas ou desgastadas, pois podem apresentar ruído, vibração e perda da eficiência da frenagem, prejudicando a dirigibilidade do condutor e até ocasionar acidentes.

Fluido de freio

O fluido de freio é um componente higroscópico, ou seja, durante sua vida útil ele absorve umidade e vai perdendo suas características principais. Através da revisão é possível medir o ponto de ebulição do fluido e até mesmo sua porcentagem de água e, a partir dessa análise, é possível descobrir se é necessário realizar a troca ou não. Raulincom, ressalta: “O fluido de freio possui validade e por isso precisa ser substituído de tempos em tempos. É indicado que a troca do fluido seja feita a cada 10.000 km rodados ou um ano, o que vier primeiro”.

Cabos

É necessário ficar atento às condições dos cabos de acionamento de freio, embreagem e acelerador. Eles precisam estar íntegros e correndo livremente dentro de seus tubos para que não se rompam, além de estarem regulados de forma correta.

Ajuste e regulagem

É recomendado consultar o manual da moto para conferir se não há folga no pedal de freio e no manete e é importante que o ajuste seja feito de acordo com as especificações para uma condução segura.