Notícias
Vídeos

16ª edição da Autop atinge a marca de 80 milhões em negócios gerados


A feira reuniu os maiores nomes na área de autopeças, motopeças, acessórios, equipamentos e serviços do mercado automotivo, no período de 15 a 18 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará

Por: Da Redação - 19 de setembro de 2018

Realizada pelo Sistema Sincopeças Assopeças Assomotos - SSA, a 16ª edição da Autop aconteceu em Fortaleza neste ano e foi palco de diversas atrações e novidades do mercado automotivo. Nos seus mais de 10 mil m² de exposição, o evento proporcionou uma enorme plataforma de negócios, serviços e conhecimentos, trazendo formação, lançamentos e inovações em diversos segmentos, além de extensa gama de networking e possibilidades de geração de negócios. 

Dentre os nomes nacionais e internacionais, 200 marcas estiveram presentes como expositores. 

A feira registrou 30 mil visitantes, entre gestores e empresários de autopeças, motopeças e acessórios, centros automotivos e oficinas, retíficas de motores, revendas e concessionárias, frotistas e responsáveis por outros serviços automotivos.  

O público visitante e a grande oferta de produtos e novidades geraram um cenário favorável às empresas que apostaram na Autop 2018. Nesta edição, as expectativas foram alcançadas com R$ 80 milhões de negócios gerados ou prospectados. 

A FEIR

A programação teve início com solenidade de abertura, com posse da Diretoria da Assopeças, do Sincopeças-CE e Sincopeças Brasil, renovando o nome de Ranieri Leitão na presidência da entidade nacional. Além disso, o momento contou com a palestra sobre o Cenário Econômico no Setor Automotivo Nacional, com o economista chefe da Serasa Experian, Luiz Rabi.  

SUSTENTABILIDADE 

Nesta edição, com foco em tecnologia e sustentabilidade, a grande novidade foi a Oficina Verde Virtual, projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae, o Instituto de Qualidade Automotiva – IQA e a Gama Arquitetura e Design. Com a tecnologia de realidade aumentada, no espaço da Oficina Verde os visitantes puderam participar de um circuito onde vivenciaram, através de óculos de realidade virtual, os detalhes necessários para um empreendimento obter o “Selo Verde”, certificação ambiental para negócios concebidos de maneira sustentável. A ação serviu como um grande incentivador da modernização das oficinas mecânicas. Com as mudanças sinalizadas pelo projeto, os empresários do setor automotivo foram apresentados ao processo de desenvolvimento das atividades do segmento de forma consciente, sustentável e com redução de custos. 

Outro destaque na feira foi o Seminário Autop Verde. Desenvolvido pelo Instituto de Qualidade Automotiva – IQA, o seminário visou mostrar o correto descarte de resíduos nas oficinas mecânicas, as possibilidades de reuso da água em serviços mecânicos, além de demonstrar o que é necessário para transformar os estabelecimentos em uma Oficina Verde. O Autop Verde foi encerrado com painéis de debates com empresas certificadas ecologicamente. 

PALESTRAS E ATIVIDADES 

O evento foi um estímulo à capacitação para o mercado de trabalho e qualificação na prestação dos serviços. A Autop 2018 ofereceu mais de 120 palestras técnicas, ministradas por fabricantes e também por consultores convidados. A Autop contou ainda com uma programação especial da Universidade de Gestão Corporativa do SSA.