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Problema no cardã da moto é quase raro, mas pode acontecer


Ruído na roda traseira nem sempre é proveniente do pneu, freio ou rolamentos, mas pode ter origem no sistema de transmissão

Por: Paulo José de Sousa - 16 de setembro de 2014

A transmissão final por eixo cardã ainda tem sido pouco utilizada nas motocicletas, mas tem muita gente que prefere o sistema, pois ele é confiável, proporciona um certo conforto, durabilidade,  pouca manutenção e elimina aquele incômodo do sistema tradicional - a corrente, a qual o usuário tem que regular e lubrificar, além disso a roda traseira sempre fica suja de óleo.

Já as desvantagens do sistema cardã ficam por conta do maior custo de reparo na hora da substituição de alguma peça e também por ser ligeiramente ruidoso.

A transmissão por cardã consome mais potência do motor do que o conjunto corrente, coroa e pinhão. Cada marca possui uma receita própria que envolve cálculos matemáticos nas verificações até a seleção de calços, mas a lógica dos desgastes e ajustes é sempre a mesma.

Ao pilotar a motocicleta, durante a redução de uma marcha ou nas acelerações pode aparecer um ruído que irá aumentar  de intensidade conforme o torque do motor é entregue na roda traseira, porém diagnosticar a origem do problema exigirá um pouco mais de cautela do reparador, pode ser que o sistema de transmissão  esteja
sinalizando que há algum defeito nos mecanismos internos da caixa satélite do cardã. No mercado há muitas motocicletas já consideradas antigas, fabricadas nas décadas anteriores, que utilizam o sistema de transmissão a cardã, em breve elas irão necessitar de uma manutenção no sistema.

ROTA DE TRANSMISSÃO DE POTÊNCIA DO MOTOR - A potência do motor chega até a roda traseira por meio de engrenagens, eixos e articulações, finalizando na caixa satélite localizada no cubo da roda traseira, onde um pinhão faz contato direto com uma coroa e assim é transmitido o movimento rotacional do cardã para a roda da motocicleta.

Compreender o funcionamento do sistema facilitará na detecção de possíveis problemas  e  causas. 

COMO OCORREM DEFEITOS NOS DENTES DAS ENGRENAGENS - As engrenagens são banhadas com um lubrificante específico, elas são movimentadas nas acelerações e reduzidas do motor, por isso estão sujeitas a todos os tipos de desgastes e quebras.

O ruído interno proveniente do desgaste pode ter inúmeras causas, provocadas durante a condução da motocicleta, as engrenagens são submetidas a inúmeros tipos de esforços vindos de várias direções, as dimensões dos dentes das engrenagens são calculadas para suportar cargas limites em seu pé ou seja, na parte mais próxima ao centro, e em sua extremidade. Esses choques ocorrem em condições normais e anormais de uso, em reduzida de marcha ou até em condições severas de condução e frenagem.

A origem dos desgastes também pode ser relacionada ao lubrificante, aos ajustes de folgas e também à maneira de conduzir a motocicleta.

COMO INTERPRETAR OS DESGASTES DOS DENTES DAS ENGRENAGENS - Observe a marcação feita no dente da engrenagem, para os casos em que a linha de desgaste se encontra próxima à ponta do dente da engrenagem, há indícios de que o conjunto está trabalhando com folga excessiva entre a coroa (engrenagem cônica) e o pinhão.

Já quando a linha está concentrada próxima ao pé do dente da engrenagem, entende-se que a causa seria folga insuficiente entre a coroa (engrenagem cônica) e o pinhão.

Devemos observar se o desgaste foi gerado durante a aceleração ou na reduzida ao pilotar a motocicleta

Casos típicos de desgastes nos dentes das engrenagens são melhor observados com o auxílio de uma lupa (lente de aumento)

Antes de iniciar o diagnóstico no cardã certifique-se que os itens abaixo estão em ordem:
• Alinhamento do eixo da roda traseira;
• Aperto dos parafusos que prendem a caixa satélite na balança da motocicleta;
• Aperto do eixo da roda traseira;
• Folga nos rolamentos da roda traseira;
• Sistema de freio;
• Condição do pneu.  

DIAGNÓSTICO DOS ELEMENTOS DA TRANSMISSÃO DA CAIXA SATÉLITE - Realize a inspeção na folga entre os dentes das engrenagens e ajuste os calços sempre que substituir um rolamento ou outra peça qualquer. As linhas imaginárias de extensão, traçadas a partir da superfície de encaixe das engrenagens, deverão se encontrar no ponto de intersecção (cruzamento).

Inspecione a folga entre os dentes das engrenagens, o óleo drenado e vazamentos. Confira cada componente individualmente.

 POSSÍVEIS CAUSAS DE DEFEITOS NO CONJUNTO:
• Nível do óleo baixo;
• Óleo não-especificado;
• Rolamentos internos da caixa satélite gastos;
• Engrenagens gastas;
• Flange do cubo da roda danificado ou solto;
• Pinhão desgastado ou entalhes do acoplamento gastos;
• Folga excessiva entre pinhão e coroa;
• Ajustes dos calços inadequados;
• Falta de graxa lubrificante nas articulações, acoplamentos externos;
• Vazamento de lubrificante pela coifa ou retentores;
• Flange, acoplamento universal com entalhes danificados. 

SELEÇÃO DOS CALÇOS DE AJUSTE DO CARDÃ - A seleção de calços depende do modelo e da marca da motocicleta, devendo ser efetuada sempre que houver a substituição de alguma peça interna da caixa satélite ou for constatada a necessidade.

Os passos para um ajuste correto devem ser seguidos rigorosamente de acordo com o procedimento do manual de serviços do modelo, além de medir as folgas alguns fabricantes recomendam aplicações de equações matemáticas, nas quais as fórmulas são montadas com dados constantes e fatores de conversão obtidos em cada peça do conjunto.

Após o cálculo, será definido um calço de espessura adequada para o ajuste do conjunto, porém, em alguns casos, há a necessidade de se fazer um arredondamento ou a soma de calços para atingir a espessura correta.

De regra o ajuste será feito substituindo-se o(s) calço(s), variando a espessura conforme a necessidade, a melhor opção é aquela em que a folga estiver mais próximo da recomendação do fabricante.

Após a substituição e montagem das peças  é obrigatório verificar se o conjunto está com a folga padrão, os procedimentos de verificação de folga ficam por conta da marca e modelo de motocicleta que estiver em serviço.

MANUTENÇÃO PERIÓDICA 
É conveniente conhecer a tabela de manutenção de cada marca e modelo, o serviço é relativamente simples, basta substituir o óleo da caixa satélite, na qual seu nível normalmente é determinado pela rosca do bocal de enchimento. A caixa satélite deve ser  abastecida com uma pequena quantidade de óleo de alta viscosidade,  geralmente, o óleo para engrenagens hipóides. Também devem ser observados: volume, intervalo de troca e a especificação de viscosidade do lubrificante. Essas informações são obtidas junto ao fabricante do produto ou no manual de serviços da motocicleta.
Obs.: em caso de substituição de engrenagens, é correto substituí-las aos pares para que não haja ruído ou quebra de dentes.

ESPECIFICAÇÕES DE LUBRIFICANTE - Fonte: manual de serviços do fabricante para a motocicleta XVS 650 Drag Star.
Capacidade de óleo na caixa satélite: 190 ml

Tipo do lubrificante:  SAE 80 API “GL-4”, óleo para engrenagens hipóides  ou se  necessário,  SAE 80W90 (para engrenagens hipóides). Outra opção de lubrificante: “GL-4” (categoria de qualidade e de aditivos). Também podem ser utilizados óleos para engrenagens hipóides das categorias “GL-5” ou “GL-6”.