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Na hora de ajustar as válvulas do motor o diagnóstico de ouvido nem sempre funciona

A regulagem correta das folgas de válvulas de uma motocicleta faz toda diferença no desempenho, consumo e conforto na dirigibilidade, para isso o reparador deve seguir as orientações do fabricante

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Por Paulo José de Sousa


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O momento da verificação e ajuste da folga de válvulas não pode ser condicionado à intuição do reparador ou baseado na emissão de ruídos. Há um pensamento que diz: “se não há barulho, não é necessário mexer”, esse raciocínio está equivocado. Como toda regra tem uma exceção, em alguns casos o ruído poderá indicar que há folgas, mas nem sempre será assim. 

Diagnóstico de ouvido engana, mesmo sem ruído pode ser que haja a necessidade de ajuste, ou seja, a válvula pode estar presa, por isso não há batida.  

É necessário conferir as folgas e se necessário fazer o ajuste das válvulas, esse serviço não é  opcional, faz parte da manutenção de rotina de qualquer motocicleta de motor 4 tempos.

O correto funcionamento das válvulas é essencial para o desempenho da motocicleta, esses mecanismos controlam o que entra e o que sai da câmara de combustão.  O cuidado assegurará vida longa ao motor, já a falta ou a falha na regulagem das válvulas poderá causar os seguintes sintomas: 

• Perda de potência; 

• Aumento nas emissões de poluentes; 

• Marcha lenta irregular; 

• Dificuldade na partida; 

• Consumo excessivo de combustível.  

Queda no desempenho do motor e aumento no consumo de combustível - Qualquer descompasso no abre e fecha ou incapacidade de vedação interferirá diretamente no funcionamento do motor, mas não fica só nisso,  os problemas devem ser sanados com a máxima antecedência, do contrário podem evoluir para a quebra de componentes internos do motor como: cabeçote, pistão e válvulas. Por isso, vale a pena investir na manutenção preventiva da motocicleta. 

As válvulas são dispositivos confeccionados em aço especial, que têm seu acionamento determinado pelos cames (ressaltos) do(s) eixo(s) de comando(s).  Após alguns “milhares” de quilômetros rodados, podem surgir folgas nas válvulas. As folgas são ocasionadas pelos desgastes dos  componentes do cabeçote. Portanto a análise exigirá inicialmente a inspeção das folgas do conjunto, esse diagnóstico deverá ser realizado conforme orientação do fabricante da motocicleta. 

Em “alguns” casos pode ser que haja um barulho metálico – a famosa “batida de válvula(s)”. Esse ruído é acompanhado da diminuição no rendimento da motocicleta, a redução nem sempre é percebida, pois o usuário compensa a perda de potência abrindo um pouco mais o acelerador, e esta é a justificativa para o aumento no consumo de combustível.O contrário também pode acontecer: a folga de abertura da válvula diminui, não há ruído excessivo indicando alguma anormalidade. 

Ruído como característica de um motor. Até onde isso é normal? - Batida de válvulas não pode ser característica de um determinado modelo, no motor, todas as peças em movimento necessitam de uma folga de trabalho. A folga de ajuste possibilitará  a dilatação térmica e faz com que o óleo circule livremente, lubrificando e retirando o calor do conjunto. Portanto, sempre haverá uma determinada emissão de ruídos.  

No processo de fabricação, todos os componentes  são submetidos ao controle de qualidade; porém, existem as chamadas tolerâncias, estas são definidas pelos fabricantes e servem de parâmetro para o reparador saber se uma peça está boa para uso ou não. 

Este controle garante que o conjunto terá durabilidade máxima. No entanto, em um lote de peças aprovadas, podemos encontrar tamanhos ligeiramente diferentes. Essa variação dimensional não é prejudicial ao motor, mas pode fazer com que o ruído dos motores seja levemente diferente entre eles. 

Na linha de produção, quando as peças são combinadas em um motor, todos os ajustes serão considerados para que este seja o mais silencioso possível, e a emissão de ruído esteja de acordo com a política de emissões ambientais determinada pelas autoridades. Este limite geralmente é citado no manual de proprietário, por isso os fabricantes se preocupam com o controle do nível de ruído. 

Porém, se pensarmos que cada peça em movimento emite um ruído, então a somatória de todas elas mais o som da combustão irá compor o barulho característico de um motor, algo que nem sempre será um defeito, mesmo quando comparado a outra motocicleta ligeiramente mais silenciosa. 

O óleo também tem um papel fundamental na redução de ruídos, visto que, por preencher as folgas, acaba criando o “efeito amortecedor”, desde que seja o específico para o motor e esteja novo. 

VÁLVULA PRESA 

Como citamos anteriormente, as falhas nos mecanismos relacionados às válvulas nem sempre produzem ruídos, ao contrário: uma válvula presa será sempre silenciosa.  A válvula presa interferirá na pressão da compressão do motor, provocando queda de rendimento, dificuldade na partida e marcha lenta instável. Outro inconveniente ocasionado  e o estrago feito à borda de vedação, em alguns casos ocorre a queima  da válvula. 

 Nesse caso é necessário remover a válvula do cabeçote para efetuar a limpeza ou em um caso um pouco mais complicado a retífica da superfície de vedação, junto à sede do cabeçote. A verificação das folgas de válvulas identificará se a válvula presa.

Algumas ações equivocadas como solução de problemas: 

Ruídos de outros pontos do motor podem ser refletidos no cabeçote e confundir quem ouve a batida. Nesse caso a solução não está no ajuste das válvulas. 

• Estrangular as válvulas (deixar com a folga abaixo do especificado) para eliminar ruídos: a ação provocará vazamento de compressão e queima de sede e, se a válvula for a de escape, a atenção deve ser redobrada. Uma falha na vedação poderá provocar aquecimento excessivo na curva do escapamento, algo desaconselhável principalmente para motocicletas equipadas com escapamento cromado.  

• Deixar a moto amaciar e posteriormente fazer a verificação e ajuste se necessário: na fase de amaciamento, a atenção deverá ser redobrada. A válvula poderá desregular rapidamente, ficando presa ou folgada. 

É lógico que a experiência de quem atua na linha de frente na oficina deve ser considerada, mas os procedimentos de diagnósticos devem ser sempre seguidos. 

Possíveis causas de ruídos na parte superior do motor - Para batida de válvula causada por danos ou desgastes das peças internas do motor, a solução não está no ajuste das válvulas como comentamos anteriormente, e sim na substituição das peças defeituosas. Defeitos mais frequentes:  

- Válvula com a cabeça danificada (foto) 

- Válvula com a borda quebrada 

- Desgaste na haste da válvula 

- Válvula empenada (foto); 

- Guia de válvula solta (foto); 

- Sede da válvula solta (foto); 

- Mola de válvula quebrada ou com a pressão abaixo da especificação; 

- Comando de válvulas com ressaltos gastos (foto); 

- Folga nos mancais do(s) comando(s) (foto); 

- Folga axial ou radial nos balancins (foto); 

- Parafuso de ajuste de válvula solto ou danificado 

A regulagem de válvulas nem sempre requer a diminuição das folgas existentes - Durante o movimento, a válvula exerce uma pressão de retorno devido à ação da mola, por esse motivo pode haver deformação na sede de assentamento e, consequentemente, redução da folga entre a extremidade da válvula e o parafuso de regulagem, localizado no balancim, ou redução de folga entre a válvula e a pastilha.  A pressão de retorno  da válvula também gera desgaste da válvula, faz o aprofundamento da borda de vedação.

 Há casos em que tentar eliminar um ruído da parte superior do motor através do ajuste das válvulas não será a solução. O melhor caminho é encontrar a causa correta do ruído e efetuar o reparo necessário. Também são identificados casos em que a sincronização das válvulas está incorreta, e o pistão acaba tocando as mesmas, provocando empenamento e ruídos. 

O ajuste de válvula feito no motor fora de ponto também pode ser causa de folgas excessivas. 

A temperatura de ajuste deve ser  considerada, normalmente o motor deverá estar frio 

CABEÇOTES PASTILHADOS  

Após a constatação de folga irregular, é necessário selecionar novas pastilhas para o ajuste. Só assim será possível elaborar um diagnóstico mais preciso da parte superior do motor. 

O ajuste incorreto pode alterar a área efetiva de abertura da válvula  

 Deixar a válvula com a folga acima do especificado achando que a motocicleta irá andar mais: também não é recomendado, não há comprovação de melhora no rendimento.  Quando a folga de válvula está muito elevada, há uma interferência em seu curso, pois sua abertura também é influenciada pela folga. Consequentemente, o desempenho da motocicleta será reduzido. Outro problema é o choque entre as peças móveis, reduzindo a vida útil do conjunto e aumentando o ruído do motor.  

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