Notícias
Vídeos

Como ‘dar um trato’ no corpo de borboleta da Yamaha YS 250 Fazer


Alguns sintomas de mal funcionamento da motocicleta podem ser evitados de maneira simples se forem submetidos a manutenção preventiva

Por: Paulo José de Sousa - 11 de outubro de 2013

Nesta matéria avaliamos uma Yamaha YS Fazer 250 com 44281km, a motocicleta apresentava sinais de cansaço causados  pela falta de manutenção, ocasionando  alto consumo de combustível. As imagens  irão dar uma ideia da condição geral dos componentes.

Como saber a hora de dar uma geral no corpo de borboleta da motocicleta? Há sempre duas respostas para esta pergunta: a melhor alternativa é sempre a manutenção preventiva, pois ela  irá evitar alguns inconvenientes futuros e também o custo de manutenção será sempre menor, porém há pessoas que preferem esperar a motocicleta avisar que algo não vai bem, optando assim pela manutenção corretiva, que é indicada quando  a motocicleta começa a ter baixo desempenho, alto consumo e falhas no funcionamento do motor. Normalmente o reparo custará mais caro e o tempo da execução do serviço será mais longo, conclusão: não há vantagem nenhuma  nesta escolha.

O importante é ter em mente que o bom funcionamento do motor não dispensa a motocicleta da necessidade de uma revisão periódica, normalmente os fabricantes estabelecem o período em que  a moto deverá ir para a oficina.

Sintoma diagnosticado
Dificuldades na partida e na marcha lenta

Causa provável
Obstrução parcial na passagem de ar do corpo de borboleta, duto de ar adicional controlado pela válvula FID.

Descrição e funcionamento da FID - A válvula conhecida como FID (“Fast Idle”) é um atuador de controle do fluxo de rápida marcha lenta, que controla o volume de ar a fim de manter a marcha lenta quando a temperatura do motor for baixa. Nesta condição é necessário uma rotação ligeiramente superior à rotação normal de marcha lenta devido ao maior atrito interno do motor causado pela baixa temperatura

A rotação em marcha lenta não aumenta devido ao aumento do volume de combustível, e sim ao maior volume de ar que é o fundamental para sua elevação.

A FID está localizada no corpo de injeção próximo ao bico injetor. Basicamente a válvula é composta por um solenoide (atuador) que recebe uma tensão proveniente da ECU, e está presente nas motocicletas arrefecidas a ar (Lander/Fazer) quando o motor está frio, a válvula está aberta permitindo maior entrada de ar para o motor, a válvula corta o suprimento extra de ar quando o motor está com cerca de 80 graus.

Este mecanismo faz parte do circuito do “by pass”, para maior quantidade de ar, maior rotação em marcha lenta do motor. O dispositivo mencionado está baseado no deslocamento do êmbolo para fornecimento ou interrupção de ar, lembrando que não há nenhuma relação com o motor de passo, já que na Fazer 250o ajuste da rotação do motor é dado pelo parafuso de regulagem de marcha lenta.

Procedimento de desmontagem do corpo de borboleta - Antes de iniciar a desmontagem geral avalie a pressão de combustível, filtro de ar, verifique também a condição da vela de ignição que deverá estar em bom estado, com a folga específica no eletrodo. Siga a recomendação do fabricante quanto ao intervalo de troca das peças. 

Remova as carenagens laterais e laterais do tanque, levante o reservatório de combustível, solte  conexão elétrica da bomba (figura 1),  ligue a motocicleta para tirar a pressão da linha de combustível, remova tubulação da bomba e por último remova o tanque (figura 2). No corpo de borboleta solte: cabos do acelerador, abraçadeiras dos coletores, conectores dos sensores, atuadores e remova o ressonador para facilitar o acesso ao corpo de borboleta (figura 3). Limpe os coletores (figura 4)  e em seguida coloque um pano para que não caia nenhum objeto dentro do motor.

Figura 1 e 2
Figura 3 e 4Retire o corpo de borboleta (figura 5), no parafuso de regulagem da marcha lenta (figura 6) conte o número de voltas antes de removê-lo, remova também o atuador FID (figura 7), injetor de combustível (figura 8) aproveite para analisá-lo com o auxílio de uma máquina de limpeza,  veja a vazão  e limpe-o se necessário, finalmente tire o sensor híbrido (figura 9).

Figura 5, 6 e 7
Figura 8 e 9Limpeza do corpo de aceleração - A limpeza foi efetuada com um pincel e um produto para carburadores, a secagem foi feita com ar comprimido, quanto aos componentes elétricos, apenas limpamos com um pano levemente umedecido.

Montagem dos componentes no corpo de borboleta de aceleração - O processo de montagem é feito seguindo a ordem inversa da desmontagem, deixe o parafuso da marcha lenta com o número de voltas igual ao do processo de desmontagem para facilitar o ajuste, substitua todos os anéis de vedação dos componentes.

Ajuste da marcha lenta - Nas motocicletas de 250cc da Yamaha, dotadas de injeção eletrônica, a marcha lenta é ajustada no parafuso philips que fica na lateral esquerda do corpo de borboleta (figura 6). Quanto mais aberto o parafuso, mais ar vai passar e, consequentemente, a rotação será elevada. O ajuste deverá ser efetuado com a motocicleta em temperatura normal de uso.

O resultado alcançado foi de um funcionamento uniforme, conforme já era esperado e funcionamento da marcha lenta deste motor ocorrendo de maneira estabilizada.