Notícias
Vídeos

Período de férias exige atenção redobrada com o veículo


Com o período de férias, muitas famílias aproveitam o tempo livre para pegar as estradas

Por: Da Redação - 04 de dezembro de 2013

Com o aumento do volume de carros, um dos principais pontos que precisa de uma boa revisão, para não se ter nenhum susto na viagem, é o veículo. Pensando nesse cenário é que a DPaschoal, uma das maiores redes de serviços automotivos do país, dá algumas dicas que podem ajudar na identificação de possíveis eventualidades. Conforme levantamento divulgado pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), mais de 1200 veículos quebram diariamente nos 6,3 mil quilômetros de estradas do estado de São Paulo. Isso representa 50 carros por hora, que necessitam de auxílio de reboque devido alguma pane. E essa tendência pode aumentar nos meses de férias, já que o número de viajantes cresce consideravelmente.

Segundo a concessionária Rota das Bandeiras, que administra o Corredor Dom Pedro I (Rodovia D.Pedro I/ Anel Viário Magalhães Teixeira / Rodovia Zeferino Vaz), nos primeiros nove meses de 2013, foram registrados 6186 atendimentos nas rodovias, uma média de 687 veículos mensalmente. No sistema Anhanguera e Bandeirantes, administrado pela AutoBan, São registrados, em média, por mês, 8100 atendimentos de socorro mecânico no Sistema Anhanguera-Bandeirantes. Pane mecânica, pneu furado, pane seca, aquecimento do motor, pane elétrica e bateria descarregada estão entre os principais tipos de atendimento.

Um primeiro ponto a ser observado é o cuidado no veículo quando for pegar estrada com as baterias. Após o fim das baixas temperaturas, onde o componente é mais exigido, é importante todos observarem o estado da bateria e um teste gratuito pode ser realizado para detectar se há algum problema ou não. Dados comprovam que a maioria das pessoas troca a bateria antes do necessário.

“Muitas vezes, uma simples carga de longa duração já resolveria os problemas, o que garante economia para o consumidor e preservação ao meio ambiente. O que ocorre é que, em média, 35% das baterias produzidas no Brasil são inutilizadas antes do tempo”, afirma Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal.

Os freios são outros componentes que precisam de uma atenção redobrada do condutor. Um detalhe simples e que qualquer pessoa pode se atentar é na observação do painel eletrônico do veículo. O sistema de freio possui uma luz de anomalia, se ela estiver acesa, normalmente na cor vermelha, é porque há algum problema.

Além da luz, detalhes como a vibração no volante ou ruídos quando o freio for acionado, podem ser outros indícios de que o sistema possui algum problema. “Um dos itens que muitas vezes não é avaliado, mas que tem uma importância fundamental é o fluído de freio. Ao longo do tempo, ele absorve água, perdendo sua eficiência, com isso, ele deve ser avaliado sempre a cada seis meses”, ressalta Vanni.

O nível de desgaste de uma peça do sistema de freio está relacionado a forma de uso do veículo, trajeto de circulação, peso e manutenção preventiva. É sempre recomendada a revisão periódica para evitar problemas e reduzir os custos de manutenção.

O engenheiro reforça que o motorista deve se atentar à situações de congestionamentos. “No anda e para, comum em estradas muito cheias, pode desgastar alguns itens com mais velocidade. Por isso é importante verificar todos os sistemas do carro antes de pegar estrada”.

Confira dicas que a DPaschoal oferece à seus clientes para realizar uma boa viagem:

  • Verificar a calibragem dos pneus antes de viajar, inclusive do estepe, aumentando a pressão em mais 2 a 3 libras.
  • Verificar as condições das palhetas e para-brisa, para isto, molhe o vidro e acione o limpador para verificar se as palhetas limpam corretamente.
  • Verificar se alguma lâmpada do veículo está queimada, isto aumenta o campo de visão do motorista e também não atrapalha o condutor quem vem no sentido contrário.
  • Se conseguir ir numa loja, verificar o amortecedor pode evitar o desgaste irregular dos pneus, o aumento da distância de frenagem devido à redução de contato do pneu com o solo, os ruídos na suspensão e a instabilidade do veículo após sair de uma curva e retomar a linha reta.
  • Verificar numa reta se a direção do carro está puxando para os lados; isso pode indicar desalinhamento no veículo, com isto, precisa de uma revisão na loja.
  • Caso o carro esteja com algum barulho ou anomalia, na hora da revisão, fique atento a suspensão.