Notícias
Vídeos

Ford mostra carro movido a energia solar, o C-MAX Solar, na CES 2014


O Consumer Electronics Show (CES 2014) está cada vez mais parecido com uma feira de automóveis. Desta vez é a Ford, que apresenta no evento em Las Vegas, de 7 a 11 de janeiro, o protótipo de veículo inédito movido a energia solar, o C-MAX Solar Energi Concept

Por: Da Redação - 09 de janeiro de 2014

O modelo, desenvolvido pela Ford em parceria com a SunPower e o Instituto de Tecnologia da Georgia, é um híbrido plug-in que não fica limitado à rede elétrica ou combustível para recarregar sua bateria.  O conceito aproveita a energia do Sol usando um concentrador especial que atua como uma lente de aumento, direcionando os raios para os paineis solares no teto do veículo. Por usar energia renovável, o Ford C-MAX Solar Energi Concept também reduz em cerca de quatro toneladas por ano as emissões de gases de efeito estufa (equivalente ao que uma casa típica americana produz em 4 meses).

O resultado, segundo a Ford, é um veículo que, com um dia inteiro de sol teria autonomia de até 1.000 km, incluindo 33,8 km somente no modo elétrico. "O Ford C-MAX Solar Energi Concept lança uma nova luz sobre o transporte elétrico com energia renovável", diz Mike Tinskey, diretor global de infraestrutura e eletrificação de veículos da Ford. "Como líderes em inovação, queremos promover o diálogo público sobre as alternativas para levar o mundo em direção a um futuro mais limpo."

O C-MAX Solar Energi Concept estreia no momento em que a Ford fecha um ano recorde na venda de veículos elétricos. O novo carro fará parte da linha de C-MAX de carros elétricos da Ford que fechou 2013 com 85 mil unidades vendidas e possui 6 diferentes modelos híbridos, híbridos plug-in e totalmente elétricos.

O C-MAX Energi é o plug-in líder de vendas da Ford, com mais de 6.300 unidades em novembro e tem o menor consumo combinado de combustível da categoria, equivalente a 42,5 km/l (46 km/l na cidade e 39 km/l na estrada). . A Ford vendeu mais veículos plug-in em outubro e novembro que a Toyota e a Tesla e também superou a Toyota no acumulado do ano. Depois da apresentação na CES, a Ford e o Instituto de Tecnologia da Georgia vão iniciar os testes do C-MAX Solar Energi Concept em condições reais de uso para determinar a sua viabilidade de produção.

Tecnologia Solar

A SunPower, parceira da Ford na área de tecnologia solar desde 2011, fornece as células solares de alta eficiência do Ford C-MAX Solar Energi Concept. Para encurtar o tempo de recarga total do veículo e viabilizar o seu uso diário, a Ford buscou o Instituto de Tecnologia da Georgia, que desenvolveu uma forma de amplificar a luz do Sol.

Com conceito similar a uma lupa, o sistema segue o movimento do sol de Leste a Oeste, extraindo em um dia energia equivalente a uma recarga de quatro horas da bateria (8 kW). O veículo conta com com cabo de conexão para recarga em estação elétrica, se o usuário desejar.

Estudos da Ford mostram que até 75% de todas as viagens feitas por um motorista médio poderiam ser feitas usando a energia solar. Isso é especialmente atraente em lugares onde a rede elétrica é insuficiente ou cara. Se todos os carros leves adotassem a tecnologia do Ford C-MAX Solar Energi Concept nos Estados Unidos, as emissões anuais de gases de efeito estufa poderiam ser reduzidas em cerca de 1 bilhão de toneladas.