Notícias
Vídeos

Baterias Heliar alertam para o prazo do INMETRO


As Baterias Heliar alertam para o prazo do INMETRO para a fabricação e importação de baterias de automóveis e motocicletas

Por: Da Redação - 12 de dezembro de 2013

A partir do dia 14 deste mês todas as baterias só poderão ser comercializadas, pelos fabricantes ou importadores, com o Selo de Identificação da Conformidade, que deve conter o logo do órgão controlador e ser impresso de forma legível no rótulo de cada produto.

Carlos Zaim, VP de Relações Governamentais da Johnson Controls fabricante da Heliar, ressalta que o selo não garante a qualidade do produto nem um prazo maior de vida útil, mas sim o comprometimento das marcas em fabricar as baterias de acordo com uma especificação. "O selo do INMETRO garante ao consumidor levar aquilo que realmente está comprando, dentro das especificações fornecidas pelas marcas, como a amperagem", conclui o executivo. O objetivo do INMETRO com essa nova norma é dificultar e diminuir a falsificação dos componentes no mercado.

Vale lembrar que 14 de dezembro de 2013 é a data final para as fabricantes e importadoras comercializarem baterias sem o selo. Já os comerciantes terão até junho de 2014 para adequarem seus estoques ao novo padrão exigido pelo INMETRO. As Baterias Heliar foram a primeira marca a receber a homologação para o Selo de Identificação da Conformidade.