Notícias
Vídeos

Toyota apresenta linha Yaris 2023, que chega com melhorias para enfrentar o Honda City


O compacto chega com novo design e mais seguro. Além disso, a partir de agora, toda a linha estará equipada somente com o motor 1.5L flex e novos modos de condução - Sport e Eco

Por: Da Redação - 07 de junho de 2022

Quando apresentado em 2018, o Toyota Yaris tinha como concorrentes os modelos Chevrolet Onix, Honda City e Hyundai HB20. O VW Polo era um dos veículos mais modernos da lista, lançado um pouco antes, e naquele momento o modelo da Toyota conseguiu se destacar. O tempo passou, e muitas coisas mudaram, e agora o veículo chega à sua nova geração dos hatches compactos, com novo design frontal e traços mais elegantes, além de melhorias importantes em segurança.

A linha Yaris 2023 está disponível nas versões XL, XS e XLS, todas equipadas com a transmissão automática CVT de sete velocidades.

DESIGN

Por fora, o novo Toyota Yaris 2023 ganhou um novo para-choque no formato trapezoidal, acabamento tipo colmeia e pintura preta na parte central. Também são novos os faróis com iluminação em LED na versão topo de linha XLS, incluindo luzes de rodagem diurna integradas. Já nas versões XS e XL, o DRL continua logo abaixo no para-choque. A grade também foi ligeiramente retocada, assim como o desenho das rodas, o que chamamos de dual tone (quando tem o acabamento em dois tons no caso das variantes mais caras). A traseira segue a mesma.

Do lado de dentro, a principal mudança fica no novo revestimento dos bancos (versões XL e XS) e cor dark silver nos acabamentos internos. No mais, há central multimídia com tela de 7" em todas as versões de acabamento. O espelhamento Android Auto e Apple Carplay é feito, entretanto, apenas com o uso de cabo. Na parte de trás, o modelo acrescenta duas entradas USB para carregamento de smartphones.

Para as versões XS e XLS, o novo Yaris 2023 conta com ar-condicionado automático e digital, com filtro antipólen. E, nas versões topo de linha, os consumidores têm uma visão ampliada, graças ao teto solar elétrico, com acionamento one touch e função antiesmagamento.

Nas versões XS e XLS, o computador de bordo tem visor multifunção em tela de 4,2′′ em TFT de alta resolução com 16 funções: intensidade de brilho da tela, hodômetro total e parcial, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição de marcha, nível de combustível, velocímetro digital, Eco Wallet, luz de condução econômica e ranking de eficiência com histórico de consumo. 

Diferente do Corolla e Corolla Cross 2023, que trazem o Toyota Safety Sense de série, o sistema do Yaris 2023 é mais simples (apesar de contar com uma câmera no para-brisa e um radar frontal) e vem de fábrica a partir da versão XS. O equipamento engloba sistema de alerta pré-colisão (que auxilia o motorista na frenagem, mas não para o veículo por completo, de acordo com a Engenharia da Toyota) e alertas visual e sonoro de mudança involuntária de faixa (não corrige a direção em caso de evasão).

PERFORMANCE

O novo Yaris 2023 passa a contar com novos modos de condução para todas as versões: Sport e Eco. No modo esportivo, o condutor muda a calibragem da transmissão, o que deixa as curvas de aceleração mais curtas e com respostas mais rápidas.

E, para quem busca ainda mais economia, o modo Eco prioriza o baixo consumo de combustível e uma condução mais eficiente, portanto. De acordo com a Toyota, com etanol, a configuração hatch do Yaris faz 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, enquanto o sedã, também com etanol, faz 9,0 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada. 

MOTOR

Na linha 2023, o Toyota Yaris XLS está equipado com um motor 1.5 Dual VVT-i 16V DOHC Flex. Ele pode gerar uma potência máxima de 110 cv e um torque máximo de 14,9 kgfm. Está acoplado a uma transmissão CVT de sete velocidades. As versões XS e XLS possuem troca de marchas no volante. 

O motor 1.5 do Yaris é codificado como 2NR-FE, sendo relativamente moderno, com duplo comando variável na admissão e escape, construção em alumínio e 105/110 cv e 14,3/14,9 kgfm de torque. Diante dos novos motores turbo ou até mesmo o novo 1.5 aspirado da Honda, já está ficando para trás em números de potência e torque, mas há uma confiabilidade que os clientes de marcas japonesas valorizam. Está ligado ao câmbio CVT que pode simular 7 marchas.

SEGURANÇA

Como já sabemos, a Toyota é uma montadora que sempre foi preocupada com a segurança do veículo, e para fazer a reestilização do Yaris não foi diferente. A fabricante acrescentou à lista de série sete airbags e avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros. Itens imprescindíveis, afinal, o carro foi rebaixado para 1 estrela nos testes de impacto do Latin NCAP, no ano passado. O modelo produzido no Brasil (com o mesmo conteúdo da unidade avaliada) passou por testes do órgão em 2019.

Em termos de segurança, o Yaris possui um elevado nível de equipamentos de série em todas as versões, como controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS), cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes e ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis (uma alça é presa também no porta-malas do carro, reforçando ainda mais a segurança).

VERSÕES

Hatch

● Toyota Yaris 1.5 XL CVT 2023;

● Toyota Yaris 1.5 XS CVT 2023;

● Toyota Yaris 1.5 XLS CVT 2023.

Sedã

● Toyota Yaris Sedan 1.5 XL CVT 2023;

● Toyota Yaris Sedan 1.5 XS CVT 2023;

● Toyota Yaris Sedan 1.5 XLS CVT 2023.