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Honda apresenta o novo Civic Si Coupé, mais audacioso e potente que o anterior


Um dos esportivos mais cobiçados da última década está de volta com motor 2.4 de 206cv, câmbio manual de seis marchas e com carroceria duas portas, como um verdadeiro ‘sport car’ deve ser

Por: Fernando Naccari - 11 de novembro de 2014

Linhas arrojadas, cores fortes e um motor 2.4 cheio de disposição para acelerar, um esportivo de respeitoDemorou, mas chegou.  Enfim o Brasil poderá dizer que tem em suas ruas um veículo verdadeiramente esportivo, como há muitos e muitos anos não tínhamos.

A tradição diz que um veículo esportivo não deve ter mais de duas portas, não deve ter o mesmo motor da versão ‘pacata’ e não deve ter apenas um body kit que inspire velocidade, que na prática só deixe as expectativas no mundo das ideias.

A Honda, atendendo aos nossos sonhos mais ambiciosos, decidiu resgatar sua veia esportiva e trouxe para o Brasil o novo Civic Si Coupé.

Considerado um ícone em seu segmento, o modelo chega a sua nova geração com motor mais potente, suspensão reformulada e interior exclusivo. Com design arrojado, o modelo está pronto para impressionar os admiradores de alta performance, chegando no final de outubro às concessionárias da marca.

ENFIM, UM ESPORTIVO
A carroceria coupé enfatiza o espírito esportivo do Civic Si, característica marcante dos clássicos veículos desse segmento. O DNA Honda é identificado em vários detalhes, como a exclusiva grade com o logo “Si” (FOTO 1), faróis, para-choque e para-lamas integrados (FOTO 2), rodas aro 18” de liga leve diamantadas (FOTO 3) e linhas fluidas e aerodinâmicas que seguem por toda a lateral do carro (FOTO 4). Além do design que acentua a esportividade do modelo, o conjunto óptico possui lentes de policarbonato de alta resistência e faróis auxiliares posicionados nas entradas de ar laterais do para-choque, oferecendo uma iluminação de maior alcance e mais eficiente.

Foto 1 e Foto 2

Foto 3 e Foto 4Na traseira (FOTO 5), o visual marcante é representado por lanternas com novo design, amplo aerofólio (FOTO 5A), ponteira de escapamento cromada, difusor de ar no para-choque e o emblema “Si” na tampa do porta-malas.

Foto 5 e Foto 5AEM NÚMEROS
O “sobrenome” Si (Sport Injection) é a melhor tradução para este novo coupé. O modelo chega para conquistar os motoristas que buscam um perfil diferenciado de carro esportivo, aliando alta performance com grande estilo. O novo modelo da Honda é produzido em Alliston, no Canadá, e será importado de lá para nosso país.

Com a mesma plataforma do Civic sedã, porém com personalidade própria, o carro traz o ‘endiabrado’ motor 2.4 i-VTEC 16 válvulas DOHC a gasolina. Com bloco, cabeçote e cárter em alumínio, além de comando de válvulas variável, foram responsáveis por permitir que a potência atingisse 206cv a 7.000 rpm e torque de 23,9 kgf.m a 4.400 rpm, com uma taxa de compressão de 11:1 – em relação à versão anterior do Civic Si, 2.0 i-VTEC, a potência teve um aumento de 14cv e o torque de 5 kgf.m. Com isso, o veículo faz de 0-100km/h em 7,6s e tem como velocidade final de 215km/h.

A rotação pode chegar a incríveis 7.100rpm, característica de um propulsor “elástico” (FOTO 6) capaz de proporcionar uma condução esportiva, oferecendo agilidade e força em qualquer condição, sem o auxílio de compressores ou turbinas, e ainda permitir economia de combustível.

O motor foi projetado para oferecer uma aceleração forte e linear com baixo consumo e, consequentemente, baixas emissões de poluentes. Esta versão i-VTEC possui variação de abertura de válvulas tanto na admissão como na exaustão, permitindo excelente torque em baixas rotações e potência em altos giros. No painel, um LED laranja acende ao lado do nome i-VTEC no exato momento em que o sistema privilegia a potência em altos giros, aumentando a abertura de uma válvula de admissão e uma de exaustão, por cilindro. Além de um comportamento altamente esportivo, o som do sistema de escapamento é uma melodia para os apaixonados por performance.

Mantendo a tradição da marca, o câmbio do Civic Si Coupé é manual de seis velocidades (FOTOS 7 e 7A) dotado de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas. O modelo também conta com o sistema VSA (Vehicle Stability Assist) para auxiliar no controle da estabilidade, quando é preciso retomar o domínio do veículo em situações de sobre-esterço (saída de traseira) e subesterço (saída de frente). Sua central eletrônica detecta falhas de aderência e possível perda de trajetória, freando e liberando na intensidade exata a roda afetada para que o carro retorne à direção correta, além de atuar sobre o sistema de injeção/ignição eletrônica, quando necessário.

Foto 6 e Foto 7

Para complementar o conjunto esportivo, a suspensão dianteira do tipo McPherson e a traseira Multi-Link passaram por alterações na geometria e trazem novos componentes. No sistema traseiro, as molas estão com maior ângulo, os amortecedores têm nova calibragem e a barra estabilizadora está mais rígida, oferecendo mais estabilidade mesmo em curvas acentuadas.

Os pneus 225/40R18 também contribuem para o excelente desempenho do Civic Si Coupé, assim como a direção com assistência elétrica EPS (Electric Power Steering). Este sistema não requer fluido, pois é acionado a partir de um motor de corrente contínua de alta potência, facilitando a realização de manobras. O motor recebe uma tensão de 12 volts proveniente do gerenciamento da unidade do EPS, que capta sinais do sensor de torque. O resultado é uma direção mais leve em manobras de estacionamento, por exemplo, e mais precisa em altas velocidades. No sistema de freios, foram adotados discos ventilados na dianteira e discos rígidos na traseira, com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem), garantindo segurança em todas as situações.

O INTERIOR É UM ‘COCK-PIT’
Inspirado em carros de competição, o interior do Civic Si Coupé ressalta sua esportividade com o revestimento dos bancos nas cores preta e vermelha (FOTO 8), além do painel, que traz componentes com aspecto de fibra de carbono e instrumentos com iluminação vermelha, criando uma diferenciação clara em relação ao restante da linha.

Foto 7A e Foto 8O toque final de esportividade fica por conta do shift light, sistema localizado no painel superior à esquerda que informa a aproximação da rotação de potência máxima do motor: conforme o giro aumenta, seis luzes acendem gradativamente em linha. As primeiras quatro são na cor laranja e as duas últimas são vermelhas – a última indica que o motor está produzindo sua potência máxima, no limite de suas rotações. Ao lado, o motorista ainda encontra velocímetro e os medidores de combustível e temperatura do motor. Na parte inferior estão conta-giros, hodômetro digital, avisos visuais e indicador de temperatura externa (FOTO 9).

Foto 9Também está integrado ao painel o display de LCD i-MID com a nova função Power Monitor, que indica por meio de um gráfico de barras a evolução da potência do motor. No painel central, está o Display Audio, uma tela de 7” sensível ao toque que reproduz imagens da câmera de ré com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo), além de informações do CD/MP3 player, Bluetooth, entradas USB e HDMI para iPod/iPhone, computador de bordo com dados do veículo e ar-condicionado digital. O conjunto de áudio de alta definição traz quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer.

No interior, a versão Si está identificada pelo logo nos tapetes (opcionais), bancos e no volante multifuncional, que inclui os controles do sistema multimídia e velocidade de cruzeiro. A esportividade e grande estilo são reforçados com o teto solar elétrico, a manopla e o volante revestidos em couro e os pedais de alumínio. O novo esportivo nacional agora esta disponível nas cores sólidas Taffeta White e Rallye Red e nas perolizadas Crystal Black e Orange Fire.