Notícias
Vídeos

Conheça o mais novo modelo da Volkswagen, o Nivus!


O modelo inaugura um novo segmento no mercado, com um design inovador, que mistura elementos de SUV e linhas de cupê esportivo, sendo o primeiro veículo Volkswagen desenvolvido na América Latina e que será produzido e comercializado no mercado europeu

Por: Wellyson Reis - 30 de novembro de 2020

O Nivus chega para fazer história. Com design inovador e novos conceitos de conectividade e streaming, o modelo foi desenvolvido pela Volkswagen América do Sul e será produzido inicialmente na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), para comercialização no mercado latino-americano. Em um segundo momento, o modelo será produzido também na Europa.

De acordo com Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina, afirma: "O Nivus é um marco para a Volkswagen na América do Sul. É o primeiro modelo desenvolvido na região e que será produzido e comercializado também no mercado europeu, um dos mais competitivos do mundo"

O Nivus chega às concessionárias em julho com a responsabilidade de inaugurar o segmento de SUVs cupês compactos no mercado brasileiro. Feito sobre a plataforma do Polo, o carro será posicionado entre Polo e T-Cross.

DESIGN 

Com linhas marcantes e muita personalidade, o Nivus carrega no design uma das características que o torna único no mercado. José Carlos Pavone, Head de Design da Volkswagen para a América Latina, revela: "Desde o início, definimos que o design do Nivus precisaria ser inovador, atraente e ao mesmo tempo funcional".

A queda rápida e fluida da coluna ‘C’ é um dos destaques do design. Na lateral, o Nivus tem um perfil cupê bastante característico. As proporções e os volumes definem um caráter atlético e moderno, sendo uma inovação para o mercado. As rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo e os protetores de para-lamas pronunciados também contribuem para um conjunto harmonioso, com pegada esportiva e vibrante.

Pavone, que começou os primeiros sketches do Nivus há cerca de quatro anos, explica que a parte frontal do Nivus traz o típico DNA de design da montadora, "Os faróis são conectados com uma grade bastante dominante e com a linhas marcadas no capô, que definem o caráter robusto ao carro".

Os projetores de LED proporcionam uma melhor iluminação a frente e contam com a luz de condução diurna que auxilia a visualização durante o dia além de ser um toque visual marcante. Na parte traseira, as lanternas em LED são interligadas por uma faixa preto brilhante.

CONECTIVIDADE

O lançamento do Nivus, marca também a estreia do VW Play. É uma inédita plataforma de tecnologia capaz de ler quase todos os formatos de mídia, reunindo dados do veículo, do sistema de som, de conectividade, além de oferecer streaming, diversão e serviços.

O VW Play traz, para dentro do carro, o que estava no celular. O novo sistema infotainment é uma das principais inovações do Nivus, que acaba de ser lançado no Brasil. A central multimídia oferece uma inédita experiência de usabilidade intuitiva no mercado brasileiro. Com tela de 10 polegadas de altíssima resolução, sensível ao toque, anti riscos e com ‘botões virtuais’, esta plataforma oferece não somente os mais modernos recursos de conectividade, mas também garante uma série de serviços e streaming.

Aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de 10 polegadas (tamanho de um tablet) interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento sem precedentes num veículo dessa categoria. Trata-se de um "cockpit digital" dotado de uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna, que pode ser comandada pelos botões no novo volante, o mesmo utilizado pelo Novo Golf.

MOTOR

Alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir são as principais características do powertrain do Nivus. O motor é o eficiente 200 TSI (família EA211) de três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível. Este propulsor entrega até 128 cv (94 kw) de potência máxima e 20,4 m.kgf (200 Nm) de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis marchas. O motor 200 TSI é produzido na fábrica de São Carlos (SP) e equipa, atualmente, os modelos Polo, Virtus e T-Cross, com excelente aceitação dos consumidores.