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Audi A3 Sedã chega para ser o primeiro modelo da marca com motor flex e injeção direta


Veículo produzido no Brasil despeja 150 cv de potência e seu consumo na estrada atingiu média melhor do que o esperado! Além disso, modelo ganha equipamentos e itens de segurança que a versão importada não tinha

Por: Vinicius Montoia - 03 de dezembro de 2015

Modelo top tem até piloto automático adaptativo

A Audi atingiu um novo patamar no país: o primeiro modelo com motorização flex acaba de chegar ao mercado. Mais do que uma simples mudança de motor, o Audi A3 sedã chega com mais equipamentos e evidencia que a marca faz questão de manter o bom ritmo de vendas do modelo: desde o seu lançamento em 2013 já foram emplacados 7.877 unidades (5.089 do 1.4 e 2.788 do 1.8).

Motor 1.4 tem injeção direta de combustível e elimina a necessidade do tanquinho de partida a frioO sedã é produzido, desde setembro, na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e ganhou motorização flexível na versão 1.4 turbo FSI, que entrega 150 cv de potência e 25,4 kgfm de torque disponíveis a apenas 1.500 rpm. Esses números são alcançados tanto com etanol quanto com gasolina. Isso significa que ele ficou 28 cv mais potente que o modelo importado, que oferecia apenas a opção de abastecer com gasolina. O combustível é diretamente injetado na câmara de combustão e, de acordo com a marca, ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos, meio segundo mais eficaz que o modelo anterior. A velocidade máxima é de 215 km/h, segundo a Audi. Une-se a esse bom desempenho o câmbio automático Tiptronic de seis velocidades, com a possibilidade de trocar as marchas manualmente, de forma sequencial, pela alavanca ou por aletas atrás do volante.

Aparentemente, na parte externa, não houve mudanças, exceto pelo logo “flex” na tampa traseira. O veículo continua com a ótima dirigibilidade, posição de dirigir exemplar e desempenho que surpreende. Segundo a marca, esse propulsor foi desenvolvido exclusivamente para o Brasil, onde a tecnologia multicombustível é dominante. O projeto foi realizado por engenheiros alemães e brasileiros, envolvendo simulações digitais, testes de bancada e práticos, encarando diversas situações climáticas e análises de seus componentes.

Por conta das características químicas do etanol, todas as partes que tem contato com o combustível sofreram modificação: desde a bomba até a galeria e bicos de injeção direta. Também foi refeita toda a calibração do sistema de gerenciamento eletrônico do motor, parte que coordena a injeção direta e ignição.

A vantagem que a injeção direta de combustível trouxe para o motor 1.4 do A3 sedã foi a alta pressão de entrada do etanol no cilindro, o que elimina não só a necessidade do tanquinho de gasolina para as partidas a frio mas também tecnologias que aqueçam o etanol. Tudo isso ajudou a diminuir o consumo e o sedã foi classificado na categoria A do Inmetro. Sua eficiência chega a 14,3 km/l na estrada e 11,7 km/l na cidade com gasolina. Com etanol a média rodoviária é de 9,9 km/l e de 7,8 km/l em cidade. A medição checada pelo Jornal Oficina Brasil, utilizando apenas etanol, foi de 7,7 km/l em perímetro urbano e de 12,3 km/l na estrada, bem acima do divulgado pela marca, mostrando que o veículo pode ser ainda mais econômico. Com gasolina ele também surpreendeu: foram 12,5 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada, sempre andando na velocidade máxima permitida. O veículo também é equipado com o sistema Start&Stop, que desliga o motor quando ele não é necessário, ajudando a poupar  cerca de 10% de combustível.

Apesar dos novos equipamentos, interior permaneceu o mesmo no modelo 2016

VERSÕES

O Audi A3 Sedã contará com duas opções: Attraction e Ambiente, por R$ 99.990 e R$ 109.990, respectivamente. Desde a versão de entrada o modelo já conta com sete airbags (dois laterais, dois frontais, dois laterais de cabeça e um de joelho para o motorista), ESP (controle eletrônico de estabilidade), câmbio automático, ar-condicionado, direção elétrica, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante e alanca em couro, rádio MMI com conexão bluetooth, computador de bordo e rodas de alumínio de 16 polegadas.

Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro é responsáveis pelo funcionamento do Auto Park, estacionamento automático que equipa o modelo topJá na versão mais cara há sensores de luz e chuva, volante com controle do rádio, computador de bordo e aletas para trocas de marchas e rodas de 17 polegadas. Mas a lista de opcionais do modelo é bastante extensa: há teto solar (Open Sky), bancos em couro sintético (pacote Design), controle de velocidade de cruzeiro e sensores dianteiro e traseiro para estacionamento (pacote Assistance) e ainda um pacote com piloto automático adaptativo, o Assistance Plus. Nele é possível selecionar uma velocidade de cruzeiro e deixar o carro seguir, pois com seus sensores e radares o próprio veículo mantém distância do veículo à frente e adapta a sua velocidade de acordo com o tráfego. Resta ao motorista apenas virar o volante.

Espaço traseiro é apertado

E em situações de frenagens de emergência, como o veículo reage? Em nosso teste foi surpreendente: o A3 sabe exatamente a hora de emitir um alerta de perigo eminente de batida para o motorista, além de aproximar as pastilhas de freio do disco para que a frenagem seja mais eficiente.

Depois do aviso luminoso e sonoro o veículo faz uma pequena frenagem brusca para avisar o motorista que há risco de choque com o veículo à frente. Se o piloto não esboçar nenhuma reação, há o terceiro passo: o veículo inicia uma frenagem de 35% da carga total. A quarta etapa é composta por uma frenagem de 50% e fechamento dos vidros e teto solar, para que nada invada a cabine no momento do acidente. E se mesmo assim o motorista não reagir há um quinto e derradeiro estágio: faltando cerca de dois metros para a batida o veículo aciona os freios na força máxima, não evitando o choque, mas diminuindo ao máximo possível os seus danos. Além de tudo isso, o pacote Assistance Plus ainda oferece Auto Park (estacionamento automático) para vagas perpendiculares e paralelas. Quer ver tudo isso na prática? Então acesse o YouTube do Jornal Oficina Brasil (TV Oficina Brasil Editorial) e confira o vídeo com a avaliação dos reparadores sobre o modelo.