Notícias
Vídeos

Gestão - Administrando sua Automecânica: Aula 38 – Atualização


Carro com start stop, carro com um motor a combustão e um elétrico, e carro com motor 100% elétrico! Como se atualizar?

Por: Pedro Luiz Scopino - 22 de janeiro de 2020

Que os veículos já não são os mesmos de antigamente todos já sabemos, se tivemos a evolução do sistema de alimentação de combustível por sistemas eletrônicos e injeção direta de combustível, que os sistemas de freios possuem controle eletrônico e até autônomo, que os veículos até estacionam praticamente sozinhos, ou em alguns modelos tem autonomia de frenagem de emergência, podemos afirmar que a manutenção automotiva está em constante evolução! E como aprender esses detalhes, como estudar e estar atualizado para tantas novidades? Vamos a algumas dicas interessantes.

A sede de buscar conhecimento e o saber e se preparar para as novidades deve fazer parte da rotina do mecânico moderno!

Quarta-feira à noite, um dia normal, no meio da semana, após uma jornada de cerca de 9 horas de trabalho, muitas vezes pesado, na qual você trocou um conjunto de embreagem, ainda teve tempo de executar uma regulagem de motor, organizou suas ferramentas em seu carrinho após limpá-las, e acaba seu expediente diário, é hora de ir para casa, tomar aquele banho, jantar e se preparar para desligar, ou assistir um futebol, ou uma série, ou navegar pelas redes sociais, ou bate-papo com os amigos, uma conversa gostosa com sua família e se esqueceu que nesta mesma noite, havia uma palestra presencial, ou uma live (significa viver, permanecer - utilizado em vídeos pelas redes sociais para vídeos ao vivo com interação e que podem ser acessados a qualquer momento), ou um treinamento, ou um encontro ou uma reunião, em que novos assuntos ligados diretamente à sua profissão foram conversados, foram discutidos, foram apresentadas novidades e tendências. Ou seja, perdi algumas horas de atualização e melhorias.

Mas posso melhorar meu desempenho profissional e crescer na minha profissão, ou vou ficar regulando carburador e válvulas de motor ? (nada contra quem faz isso, aliás eu Scopino ainda regulo muito carburador!).

Mas a grande pergunta, com toda a certeza, é onde e como me atualizar?

- lendo jornais, livros e manuais;

- em feiras e exposições;

- em treinamentos e palestras.

“hoje a internet facilita algumas pesquisas e permitem saber o que ocorre em qualquer parte do mundo”.

Jornais, revistas e manuais

Aqui, já entra a importância da leitura, e usar materiais ricos disponíveis, para estar atualizado. O brasileiro lê muito pouco, tem pouca cultura. A leitura é uma das formas de crescer, e de se atualizar. Basta citar quantas matérias interessantes e de importância na sua atualização você, amigo reparador, encontro no seu Jornal Oficina Brasil todos os meses? Também deve criar o hábito de ler e analisar os manuais dos veículos, principalmente na parte de revisões e informações técnicas, pois ali podemos ver uma nova aplicação de produto, ou um item que era trocado com 50.000 km agora dura 240.000 km, como exemplo os aditivos de radiador, ou uma aplicação de um fluido de freio tipo DOT 4 LV (veja matéria sobre esse assunto no Oficina Brasil Nov/2019).

“as redes sociais auxiliam a ver e a se preparar para tantas novidades tecnológicas, mas treinamento é muito diferente de pesquisa”

Em feiras e exposições

As grandes feiras do setor, como a Automec, Autonor, Autop, encontros regionais chamam muito a atenção dos reparadores. Quais empresas estarão lá expondo? As maiores e melhores do setor, e o que essas empresas vão levar para essas feiras? O que elas tem de mais moderno e atual, ou seja, as tendências. Portanto as participações em feiras, exposições, encontros somam muito conhecimento e são tendências de atualização, do seu conhecimento e se for uma feira internacional, até uma atualização cultural.

Em treinamentos e palestras

Conhecimento não ocupa espaço, sempre cabe mais um pouco!

Aqui entra a profundidade da sua atualização. As leituras e visitas às feiras te dão um conhecimento superficial. O treinamento você entra no campo da compreensão. Com a compreensão você consegue chegar à análise e à síntese do assunto abordado, tornando-se um detentor e senhor do assunto. Aqui você realmente cresce, se torna um profissional atualizado. A busca por essa atualização tem alguns caminhos, como algumas montadoras que disponibilizam treinamentos, temos o exemplo da Volkswagem (veja em www.reparadorvw.com.br ), em fabricantes de autopeças que sempre atualizam os mecânicos, e em escolas, como o Senai, entidade parceira que faz o elo das montadoras com os alunos.

CONCLUSÃO

Se você está parado no tempo, não se atualiza, pode ter com o passar dos anos um movimento menor na oficina, menos carros reparados e menor poder financeiro. Lembrem sempre de algumas profissões e profissionais que não se atualizaram e tiveram que fechar suas empresas, e isso não só na linha automotiva, onde estão os amigos que consertavam rádio e TV, os amigos que revelavam fotos e vendiam rolos de filmes para sua câmera fotográfica, ou a papelaria que vendia rolo de papel para o seu fax! (vai ter reparador mais novo que vai pesquisar para saber o que é fax), enfim, a atualização é um caminho sem volta, se os carros estão cada vez mais tecnológicos, o mecânico que hoje tem status de reparador, tem que acompanhar essa tendência, e estar sempre na busca do conhecimento!

Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor.

Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!

Abraços a todos, até o próximo mês e $UCE$$O!

Scopino.