Notícias
Vídeos

Aula 56 - Administrando sua automecânica: Regimento interno


Ter regras, criar regras, colocar as regras em prática e ter tudo isso assinado, e a regra fica clara, tanto para a empresa como ao colaborador

Por: Pedro Luiz Scopino - 07 de setembro de 2021

Você como gestor contrata um novo colaborador, após um bate-papo ou até mesmo uma entrevista bem-feita, com testes psicológico e comportamental, testes práticos de oficina, e faz uma apresentação rápida da empresa. Mas e as regras da empresa, quais são, elas estão bem claras, elas são oficiais?

A Regra é clara, desde que se tenha uma regra ou regimento interno! 

Um regimento interno, e o próprio nome já diz e define, trata-se do conjunto de regras necessárias para o correto funcionamento da empresa em relação aos funcionários. É fundamental toda empresa ter suas regras e seu regimento interno, pois são empresas individuais, cada uma com suas particularidades. 

O regimento interno, quando assinado, é um documento oficial! 

E o regimento interno, por conter as regras da empresa, quando corretamente descrito vira um documento oficial da empresa, e como isso é feito? Quando criamos as regras da empresa dentro de um Regimento Interno Oficial, ele deve ser lido e assinado pelo colaborador, e ainda uma via igual deve ser entregue ao colaborador com comprovante de entrega assinado. Esse é um grande segredo e torna o regimento interno oficial, ou seja, são duas vias completas por colaborador, uma ele assina folha por folha e fica na oficina, e a outra ele recebe e assina um comprovante de entrega. 

As regras podem e devem criadas, de acordo com a necessidade de cada empresa 

E o que podemos inserir no regimento interno da empresa? Itens essenciais para o funcionamento da empresa, como também na relação entre os colaboradores que não constam nas leis oficiais. Por exemplo, o colaborador é responsável pelas ferramentas que utiliza e são fornecidas pela empresa, e em caso de mau uso ou até mesmo na perda das mesmas, pode ser responsabilidade por isso? Sim, se consta no regimento interno. Estamos abordando, nesta aula de gestão no seu Jornal Oficina Brasil, algumas formas de proteção para ambas as partes, colaboradores e gestores, em favor de uma vida saudável para a empresa. 

CONCLUSÃO 

As regras internas da empresa são válidas, pois as mesmas determinam procedimentos necessários para o correto e porque não dizer, o melhor funcionamento da empresa. Itens como forma de apresentação, como uso de crachás, forma de ser vestir, como se comportar, como cuidar dos dados da empresa, como utilizar as dependências da empresa, que horas deve ser a entrada, momento do lanche, almoço e saída, enfim, são muitas informações necessárias, que viram regras quando as mesmas estão devidamente descritas dentro de um documento oficial, o Regimento Interno. 

Pensem nisso! Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor. Transforme a sua empresa uma oficina forte! Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial! 

PRÓXIMOS TEMAS

  • Aula 57 Como contratar?
  • Aula 58 Termo de EPIs
  • Aula 59 Termo de uso e imagem
  • Aula 60 Uma coluna de 5 anos!

Abraço a todos e até o próximo mês e $UCE$$O!