Notícias
Vídeos

Aula 41 - Administrando sua automecânica: Motivando a equipe!


Uma das principais funções de um LÍDER é motivar o seu time sempre em busca de um desempenho, e claro, da produtividade!

Por: Pedro Luiz Scopino - 29 de junho de 2020

Ser líder ou estar líder, eis uma frase que gera muitas dúvidas, ou uma outra dúvida é como fazer um líder, ou ele nasce líder?

Mas temos algumas dicas de como se tornar um melhor líder no setor automotivo!

Na oficina mecânica brasileira, em sua maior parte, esse líder é o dono, o proprietário, o chefe. E muitas vezes ele assume esse grande compromisso de uma forma inesperada, ou às vezes sem uma preparação correta. Liderar uma equipe é algo muito importante, que necessita de uma preparação muito bem feita, de muito estudo, de muitos livros consumidos por uma fome de leitura. E assim, esse líder tem um desafio diário, que é a motivação diária de seu time de colaboradores. E nessa motivação, ou mesmo em reuniões, o líder deve ser um bom ouvinte, e sempre ser o último a falar, pois ouvir bem pode mudar sua opinião e atitudes, e mudar sua decisão. Portanto, vamos a algumas dicas, baseadas em minha experiência como gestor do setor automotivo.

Fazer o reparo de um veículo é algo muito frio, afinal de contas o carro não fala! Não conversa conosco, seu verdadeiro médico! E assim fica difícil criar uma sintonia ou até mesmo uma “amizade” com o nosso “paciente”. E você como líder, como gestor, qual o segredo para a motivação de seu time de colaboradores? Como fazer para diariamente ter uma equipe motivada para receber os desafios diários na reparação automotiva?

O líder deve saber muito bem sua agenda de serviços, assim fica mais fácil a distribuição de serviços de acordo com as características de cada produtivo da oficina, isso porque, as pessoas não são iguais, e na oficina mecânica não é diferente, ou seja, reparadores produtivos tem características diferentes, e cada um de seu time, tem suas principais facilidades na produção de serviços bem executados. E ainda assim, o bom líder deve ter a responsabilidade de gerar demanda de serviços para toda a equipe, afinal de contas, mecânico produtivo parado é mão de obra ociosa, e essa ociosidade é uma grande doença em serviços automotivos, mecânico produtivo parado é mão de obra desperdiçada e isso é responsabilidade do líder, que deve ter a atitude de buscar “alimento” para os famintos reparadores de seu time!

E nas reuniões diárias RRD (reunião relâmpago diária) ou em reuniões mensais, o líder deve ter o cuidado de sempre elogiar sua equipe, e essa regra é muito importante, elogiar quando todos estão juntos, e na hora de uma crítica construtiva, de um puxão de orelha, de um conselho, fazer em uma sala fechada, de forma particular.

E como motivar a equipe em sua rotina diária na reparação automotiva? O ganho por produtividade auxilia muito, afinal de contas, só um salário no final do mês não faz milagres, pois o empenho do reparador é definido pela sua vontade e profissionalismo na produção diária, quanto mais veículos bem reparados, melhor para a empresa. E temos os exemplos que vejo no país, pois ministro treinamentos e consultorias em oficinas pelo Brasil.

SALÁRIO - é uma forma mais tradicional de remuneração, em que apenas por um pagamento mensal o produtivo deve cumprir os objetivos de venda de mão de obra, independente se esse produtivo vende 10 ou 100 horas no mês;

COMISSÃO - muito utilizado em algumas regiões do país, o reparador é praticamente um sócio na empresa, e recebe um alto valor de comissão, e zero de salário, e o dono da empresa vira praticamente um vendedor de peças instaladas!

SALÁRIO+COMISSÃO - é uma das formas mais usadas e mais eficientes, assim, além da parte fixa mensal, existe a motivação na produção do reparador em serviços bem executados e com alta produção.

SALÁRIO+METAS POR PRODUÇÃO - também é uma eficiente forma de motivar a equipe, quanto mais carros bem reparados, com uma equipe bem treinada e bem focada, e o gestor tendo um histórico de anos anteriores, pode colocar metas para o time e prêmios como meta individual para os mecânicos por horas vendidas no mês, e meta global para todo o time, com base em crescimento das médias dos anos anteriores.

CONCLUSÃO

Portanto, se fazer os reparos em veículos é algo frio, podemos e devemos motivar todo o time a vender mais serviços de forma honesta, pois quanto mais motivação ao time, mais serviços forem vendidos, menos tempo ocioso dos produtivos, maior será o faturamento em mão de obra da oficina teremos. Lembrando sempre que o grande foco em oficinas mecânicas é o faturamento em serviços! Se a produtividade está baixa em serviços, é hora do gestor ver e rever os números, saber se tem muitos produtivos ou pouco movimento, e fazer os ajustes necessários. E claro, cuidar da motivação da equipe, seja por comissão ou por prêmios por metas atingidas.

Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor.

Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!