Notícias
Vídeos

Aula 33 – Gestão - Administrando sua automecânica: Produtividade


Uma equipe grande ou uma equipe pequena, qual trará maiores benefícios para a empresa? Isso depende da produtividade!

Por: Pedro Luiz Scopino - 21 de agosto de 2019

GESTÃO - ADMINISTRANDO SUA AUTOMECÂNICA

Como está a produtividade de sua empresa? Será que está com forte demanda de serviços ou equipe muito grande? Ou está com pouco serviço e uma equipe desmotivada?

Quando falamos de gestão de empresa do segmento automotivo, e aqui pode ser um recado para você empresário ou para você colaborador, a produtividade deve ter uma grande atenção.

Por exemplo, quanto tempo é gasto na sua empresa para a troca do platô, disco e rolamento de embreagem de um veículo popular 1.0? Cerca de 4 horas de trabalho poderia ser a maioria das respostas.

E se tivermos processos de atendimento e peças e procedimentos de trabalho, e fazermos o mesmo serviço, com qualidade, em cerca de 3 horas, podemos afirmar que neste segundo caso temos uma melhor produtividade e eficiência.

Vejo assim que, em uma simples troca de embreagem, muitas vezes temos o carro o dia inteiro no elevador! Uma oficina com excelente produtividade e eficiência nos procedimentos consegue, em um mesmo dia, fazer duas trocas de embreagem com eficiência e qualidade com o mesmo produtivo e o no mesmo boxe com elevador!

Uma importante afirmação para você gestor e empresário: “a criação de procedimentos de trabalho e o treinamento da equipe aumentam a produtividade da empresa!”

Como fazer esse procedimento para aumentar a produtividade? Vamos a algumas sugestões:

•    Carrinhos individuais por produtivo mecânico;
•    Ferramentas em ordem, bem armazenadas e organizadas;
•    Boxes com elevador;
•    Ferramentas pneumáticas;
•    Colaborador bem treinado;
•    Comissão ou Metas de Trabalho bem definidas;
•    Serviços agendados com peças pré-solicitadas para troca;
•    Medições e acompanhamento da produtividade;
•    Reuniões de motivação e melhoria contínua com o TIME!

 “A produtividade deve ser medida mensalmente por colaborador produtivo, para correções de formas de trabalho e investimentos em treinamentos!”

Com base nestes comentários, vamos demonstrar e medir a PRODUTIVIDADE em um período no ano de 2019, acompanhando e comparando entre os produtivos da empresa, assim temos:

Exemplo de medição de horas vendidas - Produtividade

GESTÃO - ADMINISTRANDO SUA AUTOMECÂNICA

CONCLUSÃO

É muito importante medir e acompanhar a produtividade na empresa, e acompanhar de perto o movimento da oficina e a ocupação dos produtivos.

Afinal de contas, se o pátio da oficina está quase vazio e os produtivos (mecânicos) estão parados há algo de grave na empresa! Ou está sobrando mecânico ou está faltando carro! E como resolver esse problema?

Cabe ao gestor da empresa motivar a equipe e melhorar o atendimento da empresa e também fazer ações que tragam mais carros para reparo, como divulgação nas mídias sociais, fechamento de contratos de frotas, workshop na própria oficina e outras possibilidades que trarão mais carros para dentro da oficina.

Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor.
Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!

Gestão de Centro de Reparação Automotiva 

Próximas aulas

Aula 34    Hora ociosa
Aula 35    Analisando os números
Aula 36    Retorno do Investimento

Abraços a todos, até o próximo mês e $UCE$$O!
Scopino.