Como está a produtividade de sua empresa? Será que está com forte demanda de serviços ou equipe muito grande? Ou está com pouco serviço e uma equipe desmotivada?
Quando falamos de gestão de empresa do segmento automotivo, e aqui pode ser um recado para você empresário ou para você colaborador, a produtividade deve ter uma grande atenção.
Por exemplo, quanto tempo é gasto na sua empresa para a troca do platô, disco e rolamento de embreagem de um veículo popular 1.0? Cerca de 4 horas de trabalho poderia ser a maioria das respostas.
E se tivermos processos de atendimento e peças e procedimentos de trabalho, e fazermos o mesmo serviço, com qualidade, em cerca de 3 horas, podemos afirmar que neste segundo caso temos uma melhor produtividade e eficiência.
Vejo assim que, em uma simples troca de embreagem, muitas vezes temos o carro o dia inteiro no elevador! Uma oficina com excelente produtividade e eficiência nos procedimentos consegue, em um mesmo dia, fazer duas trocas de embreagem com eficiência e qualidade com o mesmo produtivo e o no mesmo boxe com elevador!
Uma importante afirmação para você gestor e empresário: “a criação de procedimentos de trabalho e o treinamento da equipe aumentam a produtividade da empresa!”
Como fazer esse procedimento para aumentar a produtividade? Vamos a algumas sugestões:
• Carrinhos individuais por produtivo mecânico;
• Ferramentas em ordem, bem armazenadas e organizadas;
• Boxes com elevador;
• Ferramentas pneumáticas;
• Colaborador bem treinado;
• Comissão ou Metas de Trabalho bem definidas;
• Serviços agendados com peças pré-solicitadas para troca;
• Medições e acompanhamento da produtividade;
• Reuniões de motivação e melhoria contínua com o TIME!
“A produtividade deve ser medida mensalmente por colaborador produtivo, para correções de formas de trabalho e investimentos em treinamentos!”
Com base nestes comentários, vamos demonstrar e medir a PRODUTIVIDADE em um período no ano de 2019, acompanhando e comparando entre os produtivos da empresa, assim temos:
É muito importante medir e acompanhar a produtividade na empresa, e acompanhar de perto o movimento da oficina e a ocupação dos produtivos.
Afinal de contas, se o pátio da oficina está quase vazio e os produtivos (mecânicos) estão parados há algo de grave na empresa! Ou está sobrando mecânico ou está faltando carro! E como resolver esse problema?
Cabe ao gestor da empresa motivar a equipe e melhorar o atendimento da empresa e também fazer ações que tragam mais carros para reparo, como divulgação nas mídias sociais, fechamento de contratos de frotas, workshop na própria oficina e outras possibilidades que trarão mais carros para dentro da oficina.
Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor.
Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!
Gestão de Centro de Reparação Automotiva
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Abraços a todos, até o próximo mês e $UCE$$O!
Scopino.