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Aula 31 - Administrando sua automecânica: Formação do Preço de Venda


Como formar o preço de venda se há diversas despesas e custos relacionados no dia a dia da oficina mecânica? O empresário da reparação que souber valorizar e mediar seu serviço terá um excelente retorno financeiro.

Por: Pedro Luiz Scopino - 21 de junho de 2019

Formar preço de venda de forma correta é difícil, mas fundamental. Devemos contemplar os custos da empresa e, ao mesmo tempo, atender às expectativas do mercado, de olho na concorrência, com os devidos cálculos e ainda obter lucro na operação. Afinal de contas, a precificação de produtos e serviços não é tão simples, mas com alguns cálculos isso se torna mais fácil.
Uma importante afirmação para você gestor e empresário:
“qualquer empresa existe para ser obtido lucro, empatar ou ter prejuízo no final do mês não pode ser considerado normal, e medidas de correções devem ser implementadas!”
Ou seja, para a empresa ter lucro deve saber vender seus produtos e suas horas de serviços prestados, a um preço que possibilite cobrir as despesas e custos e ainda ter uma sobra, ou seja, ter lucro.
Para formar o preço de venda no serviço, devemos identificar:
• Salário bruto do funcionário;
• Percentual da incidência sobre a folha de pagamentos;
• Numero de horas produtivas no mês por funcionário;
• Horas vendidas por funcionário no mês;
• Custo fixo da empresa no mês;
• Tributos incidentes, comissões, e outros custos e despesas variáveis;
• Lucro desejado (média em serviços entre 15 a 25% quanto mais for possível implementar melhor).
Com as informações acima, vamos fazer algumas simulações tendo como base minha experiência de gestor de uma oficina mecânica real, na capital do estado de São Paulo.
Exemplo # simulação com dois funcionários produtivos:
Salário Bruto = 2.000,00 x 2 = 4.000,00
encargos 40% = 1.600,00
horas 140 x 2 = 280 horas para serem vendidas (em média)
despesas e custos fixos 19.600,00 já com tributos inclusos, média 31%, lucro desejado 25%

Com essas informações, primeiro vamos calcular o custo MOP (mão de obra produtiva). Primeiro somando os salários e encargos, 5.600,00 dividindo pelas horas disponíveis para os dois funcionários, (5.600,00 : 280) 20,00.
Dividimos a despesa fixa, 19.600,00 pelas horas dos dois produtivos 
280,00 teremos 70,00.
E agora, somamos esses dois valores unitários, 20,00 + 70,00, e teremos que somar o lucro desejado, que usaremos o valor de 25%, da seguinte forma:
Somamos os valores, que daria 90,00 e dividimos por (0,75) 100-25% =  90,00 : 0,75 = 120,00

Apenas lembrando que valor do lucro de 25% não é tabelado, assim o seu mercado local e sua estrutura e sua concorrência poderão mudar este valor para baixo, menor lucratividade, ou para cima (Oba!) maior lucratividade. Para calcular o preço de venda no serviço, os custos e despesas fixas devem ser 100% contabilizadas, e ainda a horas de serviços devem ser muito bem aproveitadas, ou seja, vendidas.
Exemplos e diferenças entre custos e despesas fixas:
CUSTOS = gastos com serviços ou bens utilizados diretamente na produção como embalagens, mão de obra, fretes, impostos, etc.
DESPESAS = mais relacionadas com o operacional e administrativo como serviços contábeis, pessoal (salários), aluguel, IPTU, material de escritório, água, luz, telefonia, internet, etc.

CONCLUSÃO

Temos no exemplo desta matéria o cálculo bem simples para a formação do preço de venda, e esse cálculo pode ser mais completo, para isso aproveite a Calculadora criada especialmente para o leitor do Jornal Oficina Brasil calcular a venda da hora de mão de obra no link www.oficinabrasil.com.br/public/arquivo/calculadora-oficinas-mecanicas-scopino-protegida.zip

Quais as vantagens que o gestor tem formação desse preço de venda:
• Tornar a empresa mais competitiva e rentável.
• Projetar e maximizar o lucro.
• Alcançar resultados esperados da equipe.
• Auxiliar na manutenção do fluxo de caixa.

Quem não calcula seu preço de venda faz qualquer negócio, bom ou ruim para a empresa.
Quem calcula seu preço de venda não cede em descontos acima de um limite, pois sabe que aquele desconto a mais fará uma grande diferença se a operação terá ou não lucro.
Mas não se esqueça, que além de ser mecânico, tem que ser gestor.
Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!

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Abraços a todos, até o próximo mês e $UCE$$O!