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Aula 3: Como calcular as horas disponíveis e vendê-las para obter lucratividade


Como gerir a oficina mecânica para que as horas compradas do colaborador sejam todas vendidas acabando ou diminuindo com a mão de obra ociosa nas empresas de reparação automotiva

Por: Pedro Luiz Scopino - 26 de junho de 2020

Em viagens ao exterior, mais precisamente nas feiras nos Estados Unidos para atualização técnica, tive um choque cultural!

Sim, são leis diferentes, carros diferentes, atitudes diferentes, e algumas relações proprietário e colaborador são muito diferentes! 

Em visitas a algumas oficinas de reparação e autopeças em Las Vegas, reparei na seguinte relação de trabalho, cada balconista da autopeças recebe por hora disponibilizada e trabalhada cerca de U$ 7,00/h (7 dólares americanos por hora). Em alguns casos há incentivo em comissão de vendas em outros não, metas por produção ou produtividade em outros. E nas oficinas mecânicas também, cada auxiliar recebe cerca de U$ 4,00/h, e cada mecânico profissional U$ 12,00/h.

Fiz esta descrição para ficar bem claro que a relação profissional, entre proprietário e colaborador, é uma relação de compra de horas de serviço (salário pago dentro de um mês) e prestação de serviços na venda desta hora trabalhada (função do colaborador).

Carrinho individual de ferramentas
Estão observando bem como é importante a cobrança dos serviços automotivos em horas, pois são compradas horas de trabalho do colaborador!

Por isso acho muito errado ver em algumas oficinas que visito um Cliente perguntando — Quanto custa para trocar as pastilhas de freio de meu carro?

E o mecânico, ou atendente responde: — R$ 20,00

Sendo que a resposta mais adequada seria — O serviço no freio dianteiro de seu veículo, seguindo as Normas ABNT, é de uma hora de serviço.

Esta cultura de cobrar por serviços é que devemos alterar no Brasil!

Os produtivos – Nas empresas de reparação todos consertam carros!

Sim, o comprador de peças, o motorista, o motoboy, o auxiliar de limpeza, a secretária, os sócios, todos consertam carros, ou melhor estão ali para auxiliar e complementar o objetivo que é a manutenção automotiva!

MAS, E OS PRODUTIVOS?

Seguindo a classificação brasileira de ocupação CBO, o mecânico de automóveis deve seguir algumas obrigações de conhecimento e de atitudes segundo o Ministério de Trabalho e Emprego, com as seguintes aplicações:

CBO 9144-05 Mecânico de manutenção em automóveis, motocicletas e veículos similares.

CBO 9144-25 Mecânico de veículos automotores a diesel.

Mas esta relação entre empresa e produtivos deve ter especial atenção, afinal de contas estes produtivos, os mecânicos de manutenção, ou hoje mais chamados Reparadores Automotivos, têm na sua jornada diária a necessidade de “venda” destas horas trabalhadas para que a empresa tenha o retorno financeiro real das horas “compradas” com o pagamento dos salários de todos da equipe, e nisto estou incluindo os produtivos (Reparador) e os demais colaboradores (secretária, motoboy, comprador, etc).

Normas no site da ABNT
Para que a empresa de reparação automotiva tenha lucratividade no final do mês, ou melhor, no seu fluxo diário de movimentação, se faz necessário executar a venda das horas disponíveis na sua totalidade ou quase a totalidade das horas “compradas” dos produtivos.

 

DICAS PARA A EMPRESA

• Informação técnica disponível;
• Cobrar por hora trabalhada (objetivo final desta coluna mensal);
• Programação e agendamento de serviços;
• Elevador (ganho de tempo em serviços undercar e revisões);
• Ferramentas pneumáticas;
• Carrinho ou caixa de ferramentas individual por produtivo;
• Quadro geral de ferramentas bem demarcado;
• Peça disponível para substituição;
• Reparador bem treinado e motivado!

 

Objetivo Final

Valor de Venda da Hora de Mão de obra

Aula 4

Dias e horas de Trabalho

Aula 5

Margem de Lucro

Aula 6

Valor Hora de Venda

Com ações bem planejadas como estas citadas, é possível a empresa de reparação, em um serviço simples de troca de platô, disco e rolamento de embreagem de um veículo popular, cobrar 4h de serviço, e com as dicas é possível executar com precisão e qualidade em cerca de 3h!

Quadro geral de ferramentas
Este é um dos grandes segredos nas empresas de reparação, cobrar um valor de horas seguindo a tendência de mercado ou tabela tempária, cobrando este valor “cheio” do cliente, e executá-lo com eficiência em um tempo menor, ou seja, um reparador bem treinado, uma empresa de reparação com excelente planejamento, consegue “vender” a totalidade das “horas” compradas de seus colaboradores, se tornando uma empresa com alta rentabilidade!

 

Abraços a todos, até o próximo mês e $UCE$$O!