Notícias
Vídeos

Aula 29 - Administrando sua auto mecânica: 4Q1POC Planejamento


Planejamento é a palavra chave para todo gestor, veremos nesta matéria como organizar qualquer ação com a distribuição das suas respectivas responsabilidades.

Por: Pedro Luiz Scopino - 13 de abril de 2019

Planejar, talvez esse seja um dos verbos menos praticados, e talvez um dos mais importantes para todo empresário brasileiro. 

E isso não é um ponto a ser melhorado apenas para os gestores, mas para todas as pessoas no aspecto geral, podemos explorar o planejamento: 

Com certeza já ouviram uma frase que pode arranhar a Língua Portuguesa, mas é a realidade da falta de planejamento, onde o empresário tem muita iniciativa e pouca “terminativa”, ou seja, tem início mas não tem fim, tem ideias e não as coloca em prática, começa mas não termina. 

E vou compartilhar com vocês um planejamento simples e objetivo, que pode ser usado tanto no lado profissional como no pessoal, basta praticar que tornarmos esse hábito de planejar. 

Planejar é possível, e aqui temos uma ferramenta fundamental para o plano ter um final bem executado. 

Derivado do conceito de qualidade e planejamento 5W2H, que traz problemas e soluções, falhas e necessidades, determinando quais etapas devem ser realizadas, temos 5 ações começando com a letra W e duas com a letra H: 

E temos a versão já no português, mudando para a sigla 4Q1POC: 

Vamos a um exemplo do planejamento do 4Q1POC. 

O primeiro Q é o objetivo, o que vamos executar e claro, vou usar um exemplo bem característico de uma oficina mecânica. Temos que pintar o chão da oficina e mudar a fachada para chamar mais a atenção dos clientes e atrair novos, e a pintura do piso, para ficar mais limpo e organizado o ambiente. 

E agora?, quem vai pintar? quando será pintado? quanto isso vai custar? Enfim, são várias perguntas que um bom planejamento pode resolver muito bem. Vamos ao 4Q1POC da pintura da oficina: 

Parece complicado, ou até simples demais? Pode ser simples ou complicado, depende do gestor colocar cada resposta para a respectiva pergunta e fazer cumprir o planejamento, e ainda pode treinar muito bem o que o empresário em geral tem grande dificuldade, que é delegar funções. Com esse planejamento você pode já determinar a pessoa certa para cada ação. 

O melhor de tudo, é que esse planejamento pode inclusive ser usado para delegar funções. 

CONCLUSÃO 

O planejamento deve ser sempre seguido, e com ferramentas como o 4Q1POC você terá ele por escrito, para cada ação dentro da empresa, podendo inclusive compartilhar com o seu time. Agora, você gestor pode participar de cada ação, ou dependendo do grau de importância pode apenas fiscalizar e delegar funções. 

Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial! 

 

PRÓXIMOS TEMAS 

Aula 30 Calma na Reclamação 

Aula 31 Formação do Preço de Venda 

Aula 32 Rentabilidade 

 

Abraços a todos, até o próximo mês e $UCE$$O!