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Aula 27 - Administrando a sua oficina mecânica: Identificação de Serviços

Quem passa em frente à sua oficina sabe todos os serviços disponíveis no seu estabelecimento? Vejamos a importância desta identificação.

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Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Sabem aquela velha história de quem não divulga o que faz não pode reclamar que não vende? É algo parecido o que ocorre nas oficinas mecânicas e centros de reparação automotiva, quantas vezes chega um carro na sua oficina para fazer uma revisão, e ao olhar o veículo no check list de entrada, você observa uma etiqueta de óleo novinha no para-brisa, e pergunta sobre essa recente troca de óleo ao seu cliente, e ele responde:  

- Acabei de trocar o óleo e todos os filtros. Eu não sabia que você também trocava óleo de motor, pensava que você fazia apenas a mecânica! 

Pronto, essa matéria faz todo o sentido! Ou seja, você empresário, gestor, gerente, mecânico chefe, tem que fazer a lição de casa, tem que divulgar seus serviços, tem que identificar esses serviços prestados, e temos algumas formas de fazer isso, e claro vender mais para seu cliente! 

PLACA DE IDENTIFICAÇÃO DE SERVIÇOS 

Depois de algumas leis municipais, as placas de fachadas ficaram restritas em algumas regiões, e também não é possível colocar de forma clara e visível na fachada todos os serviços e produtos disponíveis no estabelecimento, as letras ficariam muito pequenas com tanta informação e ainda distantes do chão, dificultando a leitura, tomo como exemplo minha própria oficina, onde a placa da fachada está a 5 mts de recuo da rua e simplesmente a uma altura de 6 mts, ou seja, muito distante pra descrever os serviços, para solucionar este problema, deixei a placa da fachada apenas com o nome da empresa, telefone e site bem nítidos e claros, e na parede de entrada, uma pequena placa com os dias e horários de funcionamento e os principais serviços disponíveis, assim meu cliente identifica o que posso fazer de reparos para ele, e meu futuro cliente também. E como gestor, aproveite bem esta placa de identificação de serviços para colocar serviços que são estrela, que chamam a atenção, e os rentáveis, como troca de óleo, que vende mais serviços agregados. 

PLACAS NOS BOXES DE SERVIÇOS 

Esta é outra forma de divulgar os serviços, como colocar placas de identificação nos boxes, como serviços rápidos, freio, alinhamento, revisão preventiva, etc. É uma forma de divulgar vários serviços e traz confiabilidade ao cliente. Por outro lado, a nomeação de boxes traz mais produtividade para a oficina, já que as ferramentas ficam mais bem distribuídas facilitando a execução do serviço e troca de peças. Não dá para um mecânico percorrer dezenas de metros para buscar uma ferramenta! Tem que estar, na medida do possível, tudo em suas mãos, de forma mais produtiva. 

EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS EM GÔNDOLAS E PRATELEIRAS 

Se na sala de espera, ou mesmo próximo à recepção você gestor puder expor alguns produtos, como embalagens de óleos e filtros, bateria, pneus, um aditivo, palhetas, odorizadores, enfim, funciona como as gôndolas de supermercados, que antes de pagar a conta, de chegar no caixa, você passa por um verdadeiro corredor cheio de itens que chamam a atenção e que talvez você tenha esquecido ou não sabia que tinha para vender no supermercado como pilhas, chicletes, revista semanal (até então era só vendida em bancas de jornal), flores e outros produtos. Portanto gestor, expor alguns produtos sempre ajuda a “lembrar” o cliente. 

SITE E MÍDIAS SOCIAIS 

Mais uma forma de identificar os serviços e produtos disponíveis na sua empresa são as mídias sociais, portanto site com os principais serviços, Facebook e Instagram e Youtube, são ferramentas digitais disponíveis com grande alcance e divulgação. Veja e reveja suas mídias de divulgação, são importantes ferramentas para chamar a atenção do seu cliente, ou futuro cliente, com os serviços que você tem no seu estabelecimento. Qualquer divulgação nas mídias sociais é uma forma de propaganda praticamente gratuita e que traz resultados muito positivos, nesta integração digital, seu vídeo ou postagem vai acabar atingindo alguém que precisa de seus serviços ou de seus produtos. 

CONCLUSÃO 

O gestor que não faz a lição de casa não pode reclamar de pouco serviço e baixa rentabilidade na oficina. 

É muito melhor o cliente parar o carro uma só vez para fazer a troca de óleo de motor e filtros e revisão do carro em um só local, em uma única parada. Então porque existem tantas lojas especializadas apenas em troca de óleo e filtros? Porque muitas oficinas ou não acham interessante ou simplesmente porque não divulgam! 

A placa de identificação de serviços é muito importante para deixar claro quais serviços ali estão disponíveis. Pense nisto! 

Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial! 

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