Notícias
Vídeos

Sindipeças lança programa para fomentar inovação na indústria


O Programa Inova Sindipeças começou com evento no último dia 15 com evento na sede do Investe SP

Por: Da Redação - 03 de outubro de 2018

Nunca se falou tanto de inovação como nos últimos anos. A tecnologia avança a passos largos num tempo em que tudo é mais ágil e rápido. A indústria de autopeças precisa acompanhar esse ritmo e alcançar patamares elevados de competitividade. 

Por isso, no dia 15 de agosto, o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) lançou para seus associados o programa de fomento à inovação Inova Sindipeças. 
O evento, que ocorreu na sede do Investe SP, em São Paulo, teve a programação com painéis que destacam o novo momento do mercado. “Nosso objetivo foi mostrar a inovação como realidade urgente para a indústria, principalmente as pequenas e médias, que representam a base da produção local de autopeças. É preciso inovar e renovar para sobreviver à nova fase da indústria automotiva, como a indústria 4.0 e a chegada da Rota 2030”, afirmou Mauricio Muramoto, conselheiro do Sindipeças. Essa transformação pode ser mais simples do que parece, com o uso de novas tecnologias aplicadas a processos e mudanças incrementais em máquinas e equipamentos existentes nas linhas de produção. 

O setor de autopeças vive fase de retomada, após ter enfrentado a pior crise de sua história. Apesar disso, estimativas do Sindipeças indicam investimento da ordem de R$ 2,4 bilhões este ano, 29% mais que em 2017, parte dele em inovação. 

Para incentivar a importância da inovação, o Sindipeças, em parceria com a empresa Liga Ventures, convidou cinco startups, que apresentaram soluções adequadas para a indústria de autopeças, em áreas como logística, tecnologia, suprimentos, produtividade. Em formato de apresentação rápida (pitch), as empresas tiveram cinco minutos para apresentar seus produtos e 10 minutos para responder perguntas de executivos presentes numa banca. Houve ainda uma exposição de tecnologias desenvolvidas por essas empresas e um jantar para integração dos participantes.