Notícias
Vídeos

Programa de Incentivo à Qualidade do IQA, ganha apoio oficial das indústrias, montadoras e seguradoras 


Com a iniciativa promovida pelo Sindirepa-SP, IQA e Sebrae-SP, a qualificação e/ou certificação ganham força para aumentar a competitividade das empresas da reparação de veículos 

Por: Da redação - 18 de setembro de 2019

Programa de Incentivo à Qualidade do IQA, ganha apoio oficial das indústrias, montadoras e seguradoras 

O setor de reparação de veículos ganha impulso para promover a qualificação e/ou certificação nas oficinas independentes com o apoio oficial da cadeia de valor do aftermarket, que reúne fabricantes de autopeças, de tintas e de equipamentos, montadoras de veículos, seguradoras e consultorias.  

Desta forma, a disseminação do PIQ - Programa de Incentivo à Qualidade, iniciativa voltada a incentivar a qualidade e competitividade nas oficinas, criada pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), e Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), e que conta com a participação o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas,) é ampliada com a cooperação e reconhecimento do trade de que esta é a melhor política setorial para que as empresas de reparação de veículos possam estar mais aparelhadas para acompanhar as transformações da indústria 4.0. 

Leia mais: Elring comemora crescimento, novos produtos, evolução do mercado e expansão da fábrica

Segundo Luiz Sérgio Alvarenga, relações institucionais do Sindirepa-SP, o envolvimento das empresas do setor permitirá realizar uma atuação mais organizada na busca do aperfeiçoamento das oficinas em momento denominado VUCA (Volátil/Incerto/Complexo/Ambíguo) que o setor automobilístico está passando. 

Durante a apresentação do PIQ, realizada, no dia 18 de julho, na sede do Sebrae-SP, as empresas se comprometeram a divulgar o programa e dar suporte às oficinas independentes na obtenção desta certificação máxima com a chancela do INMETRO.  

Entre as empresas presentes que manifestaram apoio às ações propostas, o gerente de prestadores da SulAmérica Seguros, Fabricio Pereira, disse que o apoio ao PIQ – Programa de Incentivo à Qualidade, além de atender as regras de compliance, ajudará a promover a melhoria contínua da qualidade dos serviços oferecidos aos consumidores finais, com ganhos efetivos para todos os elos envolvidos. 

Alvarenga também registrou o apoio oficial da Bradesco Seguros e fez questão de salientar a importância do respaldo das empresas que já sinalizaram positivamente a participação para esta inovadora política setorial baseada na elevação sistêmica da qualidade nas oficinas independentes com reconhecimento oficial do país e de sua cadeia de valor. 

Programa de Incentivo à Qualidade do IQA, ganha apoio oficial das indústrias, montadoras e seguradoras 

Participaram do evento os diretores do Sebrae-SP, Guilherme Campos e Ivan Hussni, além de todo o staff do Sebrae-SP, com transmissão simultânea de seus escritórios regionais. Pelo Sindirepa-SP estiveram presentes o presidente da entidade Antonio Fiola e Luiz Sergio Alvarenga, relações institucionais e Governamentais e equipe. O IQA foi representado pelo o seu novo diretor superintendente, Alexandre Xavier, e o gerente de certificação automotiva, Sergio Fabiano.