Notícias
Vídeos

Programa de Educação no Trânsito da Michelin pretende conscientizar jovens condutores


Projeto denominado de Best Driver pela fabricante de pneus irá eleger o melhor motorista universitário do Brasil.  Campanha está sendo promovida em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Rio de Janeiro

Por: Margarida Putti - 16 de setembro de 2014

Carro com simulador da Michelin que será utilizado para testes de velocidade nas universidades brasileirasA Michelin, empresa com mais de 100 anos de história na fabricação e comercialização de pneus, lançou durante evento na zona Sul de São Paulo, uma campanha inovadora voltada para os jovens brasileiros: a Michelin Best Driver.

A iniciativa, que conta com a parceria da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e o apoio do bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, levará o tema “Segurança no Trânsito” para 15 universidades do País.

No início do projeto, universidades como USP, Mackenzie e Anhembi Morumbi, em São Paulo, além de outras em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Rio de Janeiro, receberão o programa atingindo cerca de dois mil universitários inscritos.

Na apresentação do projeto, a empresa informou que além da realização de talk shows com o escritor, sociólogo e especialista em segurança no trânsito Eduardo Biavati e profissionais do automobilismo, será instalado, em cada instituição de ensino, um simulador, que testará a performance dos estudantes com cenas cotidianas.

“O Brasil foi o país escolhido pelo Grupo Michelin para criar o conceito do Programa MICHELIN Best Driver. Nossa equipe brasileira concebeu esse programa de forma inovadora, que servirá de referência para a posterior implantação em outros países. Trata-se de um programa educacional, que conta com o apoio das principais universidades brasileiras e tem como objetivo sensibilizar o público jovem, principal vítima dos acidentes de trânsito”, afirmou o vice-presidente da Michelin América do Sul, Damien Destremeau.

Damien Destremeau durante a apresentação do Programa Best Drive da Michelin, em São Paulo (SP)Monitorar e  informar
Segundo a Michelin, para reforçar a campanha aos jovens sobre a forma correta de dirigir, um aparelho de telemetria será instalado por um mês no carro de universitários das instituições participantes do programa.
O aparelho irá monitorar o desempenho veicular, ou seja, mensurar o nível de segurança da condução do motorista no período avaliado. Serão avaliadas aceleração, frenagem, curva e velocidade (a combinação desses quatro critérios totaliza os 16 indicadores de desempenho do motorista). Com base nos dados apurados, os estudantes serão classificados em uma escala de zero a 100. Quanto maior a pontuação, mais segura a condução do motorista.
“Para construir o programa, estudamos com detalhes o comportamento dos jovens a fim de buscar o formato, o conteúdo e a linguagem mais apropriada para desenvolver uma solução que tivesse impacto junto a este público”, explica Destremau.

 

 

Emerson Fittipaldi ressalta a importância da iniciativa da Michelinlin, em São Paulo (SP)Canal com os jovens
Para atrair a atenção dos jovens sobre o tema, o programa ganhou uma página no Facebook que, segundo a Michelin, tem uma linguagem divertida, interativa e lúdica. Levando o assunto além das universidades, o espaço trará ainda um local onde os internautas poderão também acompanhar o desafio dos estudantes.

Para saber mais informações acesse: www.facebook.com/MichelinBestDriverBrasil. 

Pilotos
Para falar sobre segurança ao volante, a Michelin convidou os pilotos profissionais e campeões Cacá Clauset, Leandro Mello e Ricardo Dilser, que gravaram vídeos, destacando a importância da direção segura. Com duração de um a dois minutos, os filmes, que serão veiculados durante os talk shows nas universidades e na fanpage do programa, irão apresentar dicas de segurança aos motoristas e motociclistas.

Entre os temas, estão a escolha do capacete ideal, o cuidado com os pneus e o cuidado com as distrações ao volante.

Premiação 
Serão selecionados 15 estudantes, o primeiro colocado de cada universidade, que ganharão um mini tablet e uma viagem a São Paulo para assistir à prova Le Mans 6h de São Paulo, nos dias 29 e 30 de novembro (a lista dos finalistas será divulgada em www.michelin.com.br/michelin-best-driver).

O vencedor do programa irá receber um carro zero quilômetro direto das mãos de Emerson Fittipaldi, também promotor da prova e membro da Comissão de Pilotos da FIA.

Emerson Fittipaldi realiza primeiro teste no simulador do Best Drive“Desde 2012, na Le Mans 6h de São Paulo, buscamos ajudar com ações em algumas escolas de direção para crianças, parcerias com PM, Consulado Britânico, prefeitura e governos locais, e vamos continuar na luta para para melhorar o trânsito no nosso Brasil”, finalizou Fittipaldi.