Oficina Brasil


Fórum de reparadores de câmbio automático chega a sua 5° edição e destaca as novidades do setor

O evento ocorreu em São Paulo, levando o conhecimento sobre transmissão automática que cada vez mais os reparadores precisam aprender, desde como usar e se aproveitar dessa tecnologia

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Cada vez mais brasileiros optam pelo câmbio automático na hora de comprar um veículo novo. Porém alguns reparadores que nunca tiveram contato com esse tipo de transmissão precisam aprender a usá-la, o Fórum de reparadores de câmbio automático tem como foco levar o máximo de conteúdo de qualidade e novidades no mercado de transmissão automática.  

A APTTA Brasil – Associação de Profissionais Técnicos em Transmissão Automática, responsável pelo evento, nasceu com necessidade de atender os técnicos em transmissão automática levando informação, troca de experiências com outros reparadores do ramo, boletins atualizados, novas tecnologias e suporte técnico com uma linguagem clara para que todos possam absorver ao máximo de conhecimento possível.  

O evento contou com vários temas que se relacionam com a área e a cada painel um aprofundamento teórico, os ouvintes presentes também tiveram a oportunidades de formular perguntas e fazer comentários. 

Um dos palestrantes e colaborador do Mala Direta Oficina Brasil, Carlos Napoletano, esteve presente no local, destacando a importância do conhecimento desta tecnologia, e afirma: “A importância deste evento, primeiro é trazer a informação técnica e novidades da área de transmissão automática, segundo é a confraternização, as trocas de pensamentos entre os profissionais e saber quais são os problemas da oficina, além de  aprender sobre conversão de torque e campo de válvula”. 

O câmbio automático é um sistema de transmissão com autonomia própria para detectar a relação entre a velocidade e a rotação do motor e decidir pela troca automática a marcha adequada. Nos veículos com câmbio automático, a troca das marchas é feita automaticamente pelo sistema (e não pelo condutor) e de modo quase imperceptível. Os carros automáticos ganharam espaço no Brasil e neste cenário os profissionais da reparação precisam de deste conhecimento para melhor atender esses consumidores.  

“O evento proporciona conhecimento na área técnica até gestão de oficina, então para alguém que quer melhorar ou se adequar no mercado hoje uma das melhores opções é assistir seminário, pois ele expande seus conhecimentos”, explica Napoletano. 

Atentos a essa nova preferência do consumidor brasileiro, as fabricantes estão ampliando a oferta do equipamento que dispensa a troca de marcha e elimina o pedal da embreagem. 

“Câmbio automático no Brasil já é uma realidade e não tem volta, temos que nos adequar a essa tecnologia, e o reparador precisa entender sobre o carro híbrido, de dupla embreagem, organização de oficina, venda de carros e equação de emplacamentos, inclusive conhecer a frota circulante, o conhecimento é sempre necessário”, explica Carlos.  

Ira Lima, diretora comercial da APTTA e organizadora do evento: “Esse evento nos traz alunos novos que querem entrar no ramo e como tem trazido para gente novas parcerias, reforçando um compromisso com os reparadores, este evento proporciona ao profissional a atualização, porque um profissional de transmissão automatiza nunca pode ficar desatualizado do mercado, pois essa área é promissora e sempre tem novidades”, ressalta Lima.  

O fórum ocorreu em dois dias e contou com cerca de 9 palestras, e todas com oportunidade do profissional poder conversar com o palestrante, ao perguntar para os profissionais eles afirmam que o evento é muito bom, e faz total diferença em seu dia a dia na oficina, ainda mais em um momento no qual passamos por constantes evoluções na área. 

Em geral, os conteúdos levados para o fórum foram os mais atualizados e completos. Tanto a instituição organizadora quanto os palestrantes discutiram temas atuais e instigaram dúvidas entre profissionais da área. 

Comentários