Notícias
Vídeos

FCA anuncia nova fábrica, seus dois futuros motores turbo e SUV da Fiat


Além dos investimentos estruturais e tecnológicos na planta de Betim, a montadora também anunciou a chegada de ao menos dois SUVs da marca Fiat

Por: Da Redação - 19 de junho de 2019

A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) reuniu em sua planta de Betim, que completa 43 anos de existência em 2019, autoridades, jornalistas e colaboradores para o evento de anúncio do maior investimento da história da fábrica, localizada em Minas Gerais, além de suas novidades para o mercado. O valor de 8,5 bilhões de reais será investido nos próximos anos pela companhia em Betim, que venceu mais de 100 fábricas da FCA no mundo todo na disputa pelo investimento e abre caminho enfim para o lançamento do SUV da Toro. 
A nova fábrica de motores da Fiat vai gerar 1.200 novos empregos, sendo 300 diretos e 900 indiretos através de fornecedores. São 350 engenheiros envolvidos na projetação da fábrica. 

SUVs da Fiat 

Dentro da estratégia de 25 lançamentos até 2024, após apresentar o Fiat Argo Trekking, a FCA anunciou durante o evento, através de seu presidente para a América Latina, Antônio Filosa, que dois ou três SUVs devem ser lançados pela marca Fiat baseados no protótipo Fastback, modelo apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo e que teve grande destaque. 

Motores 

Baseados na família global da marca, os novos motores GSE turbo terão injeção direta de combustível, variador de fase Multiair para admissão, bloco e cabeçote de alumínio, os novos motores firefly Turbo da Fiat chegam em duas configurações: 1.0 T3 turboflex, com potência estimada entre 120 e 130 cv e 1.3 16V T4 turboflex, de 150 a 165 cv. Argo e Cronos devem receber o 1.0 turbo tricilíndrico, enquanto Toro, Renegade, Compass e o futuro SUV Fiat devem ser equipados pelo 1.3 turbo. A produção dos novos motores começa no último trimestre de 2020.