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Euro Repar sai na frente ao interagir conhecimento e estratégia empresarial


Empresa participou de um projeto em parceria com a Fundação Getúlio Vargas na última semana

Por: Da Redação - 25 de junho de 2018

O mercado em que a gente trabalha já é bem antigo, com pessoas e ideias de uma geração passada. As soluções para os problemas que se encontram no dia a dia a gente imagina conhecê-las. Contudo, o mercado já não é mais o mesmo e as gerações que estão chegando possuem ambições diferentes.” Essa frase foi dita por Eduardo Grassiotto, presidente da Divisão Brasil Euro Repar Car Service.  

Diante desse cenário de transformações constantes, a Euro Repar, empresa com 3.200 oficina na Europa, sendo mais de 1.400 na França, e que nos últimos anos vem montando suas bases em solo brasileiro, firmou parceria com a Fundação Getúlio Vargas, ao participar da semana de imersão e inovação educacional, promovida pela Escola aos seus alunos.

O projeto, que aconteceu entre os dias 18 e 22 de junho, é organizado pela empresa WE FAB e traz desafios reais para os alunos que identificam problemas e fazem ideações para possíveis soluções. No dia 20 (quarta-feira), os cerca de 30 alunos foram divididos em cinco grupos e desenvolveram várias ideias, essas sob a orientação e debate de representantes de algumas oficinas e com orientação final da direção da Euro Repar.

A escolha das empresas que participaram do encontro representou a diversidade do segmento automobilístico, com qualidade na transmissão das mensagens. “Conseguimos passar para os estudantes um pouco do que é o nosso negócio, quantas são as coisas que envolvem o trabalho de uma oficina”, afirma Luiz Augusto Franco da Rocha, sócio-gerente da Carbofreio. Já para Ricardo Cramer, da Oficina Aires, “A dinâmica aplicada foi muito importante, pois possibilitou a apresentação de ideias totalmente diferentes.

A partir dos feedbacks, cada grupo escolheu uma ideia final, que evoluiu para um protótipo de média fidelidade, que permitirá à empresa aplicar e implementar o projeto dentro de suas estratégias no futuro. “Precisamos antecipar e se preparar para essa mudança no mercado, que já ocorre. Quem sair na frente vai se consolidar. Por isso que a gente veio buscar essas ideias frescas, com gente de fora do segmento, mas que tem uma bagagem grande de administração e de cliente moderno,” salienta Eduardo Grassiotto.

Das soluções apresentadas, a tecnologia foi o grande destaque. “A gente sabe que a tecnologia está no coração do negócio, que a evolução precisa ser implementada já. A questão fica no ‘como’ implementar. Essas pessoas trouxeram a resposta, ou seja, “o como”, sintetiza Eduardo.

Aos alunos, a ideia de se trabalhar sob uma demanda fora dos objetivos de seus estudos foi muito interessante para o desenvolvimento das soluções. “Sou uma pessoa que trabalha no ambiente financeiro, muito diferente dessa área de inovação, de se buscar ideias para resolver problemas de empresas. Lidar com uma demanda real é uma oportunidade valiosa, sem falar que explorei novas habilidades, características que não são comuns para mim. É incrível essa oportunidade”, salienta Sergio Ribeiro Pinheiro, 19 anos, aluno de Administração de Empresas da FGV.

Essa interação é importante por vários motivos. Dá para conhecer pessoas com pontos de vista diferentes, que dão outra visão aos projetos, assim como conhecer profissionais e ajudá-los com seus clientes. Ajuda também a conhecer uma cultura diferente que pode ser útil também na França com nossas demandas locais”, diz a estudante francesa de 22 anos, Chloé Cassabé, da Escola de Design Nantes Atlantique.

Quando estamos inseridos dentro do planejamento e da execução, você fica preso naquilo que se aprendeu ao longo do tempo. Quando se senta com esse pessoal, começamos a entender que eles têm outra percepção pela prestação de serviço. Assim, podemos encontrar estratégias que antes a gente não via ou não precisava,” finaliza Mauricio Borsari, responsável pelo Desenvolvimento de Rede & Marketing da Euro Repar.