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TECFIL fala sobre os desafios e novidades de atuar no mercado de filtros automotivos


Em uma entrevista exclusiva, Wagner Viera, diretor comercial da empresa, destaca sobre o crescimento da marca, a importância do reparador para o desenvolvimento da fabricante

Por: Wellyson Reis - 04 de agosto de 2020

Conte um pouco de sua trajetória profissional até os dias atuais?

Sou Wagner Vieira, bacharel em Economia, construi uma bem-sucedida carreira em empresas nacionais e multinacionais do setor de autopeças. Entre elas, a fabricante de freios WABCO, o grupo alemão Knorr-Bremse, especializado em freios pneumáticos para veículos comerciais, além da alemã ZF e a norte-americana TRW, especializada em autopeças.

A TECFIL é uma empresa que vem crescendo no mercado ano após ano. Quais são os desafios que esse desempenho traz para a empresa?

O segmento de filtros é muito competitivo, o que nos faz ter de trabalhar melhor e mais rápido todos os dias, um dos pontos que nos auxiliam na manutenção da liderança é a nossa capacidade fabril e de engenharia, somos o maior fabricante de filtros na américa latina (marcas Tecfil e Vox) atendendo os mercados OEM, OES, Marcas Privas e Reposição Automotiva. Utilizamos o que existe de mais moderno nos processos produtivos (manufatura 4.0), além disso nossos times Comercial, Marketing, Engenharia e Pós-Vendas trabalham muito integrados para entregar o melhor nível de produtos e serviços aos nossos clientes

O mercado de filtros automotivos no Brasil é bem concorrido e com muitas marcas tradicionais, o que gera uma oferta abundante de produtos. Como a TECFIL se diferencia em comparação às concorrentes e qual a estratégia para se destacar no mercado aftermarket?

Em termos de mercado, apesar da atual queda nas vendas em geral, destacadamente nas montadoras, temos um diferencial que nos assegura forte competitividade, que é a nossa grande base local de produção, que nos permite assegurar o fornecimento dos produtos a preços competitivos – e não sujeitos às pressões do dólar – e sem interrupções devido a problemas de compras de insumos no exterior, como tem se verificado com muitas empresas. Isso nos dá uma força competitiva muito grande, pois o mercado precisa de fornecedores que garantam um fornecimento estável, a preços que não sofram oscilações cambiais e, sobretudo, de alta qualidade, aspecto que caracteriza os produtos da Tecfil.

Quais estratégias foram adotadas pela TECFIL durante a pandemia? 

A Tecfil tomou todos os cuidados internos e externos com a pandemia, porem também intensificou os contatos com clientes e fornecedores para agir com a maior rapidez possível, continuamos a lançar itens e distribuir o maior número de informações aos aplicadores. Por sermos uma empresa 100% brasileira e muito verticalizada, conseguimos ter impactos menores em relação a custos, desta maneira também conseguimos garantir um alto grau de entrega e competitividade aos clientes.

Nesse período pós-pandemia, em que o mercado de reposição já indica uma franca recuperação em “V”, como a Tecfil pretende atuar para reposição dos estoques do mercado?

A Tecfil se preparou de maneira a gerar o mínimo impacto aos seus clientes na reposição de seus estoques. Conseguimos isso devido ao nosso alto grau de verticalização dentro dos processos produtivos. 

Como a Tecfil trabalha a Inovação e Tecnologia dos seus produtos?

A Tecfil possui o maior laboratório de testes e desenvolvimento de filtros da América Latina, com isso conseguimos fazer um trabalho contínuo de melhoria nos nossos produtos, e o mais importante é que todas as informações que coletamos em campo são utilizadas neste processo para assegurar que os clientes recebam os melhores e mais avançados filtros disponíveis no mercado.

Como a TECFIL tem lidado com o desafio da diversificação da frota e as inúmeras aplicações novas que surgem anualmente? 

Temos um forte compromisso com este tópico, entendemos que precisamos ter a melhor cobertura possível. Desta maneira estamos sempre fazendo lançamentos, no ano de 2019 lançamos 338 novos filtros e este ano até o momento já batemos este número. Ou seja, nossa previsão é ultrapassar os 500 itens de lançamento. 

Sabemos que o processo decisório por uma marca e por um produto ocorre de fato, no ambiente da oficina mecânica independente, pelo reparador automotivo. Como vocês enxergam o papel deste profissional na formulação da estratégia de comunicação/relacionamento?

O reparador tem um papel de destaque dentro da Tecfil/Vox. Toda a elaboração de material técnico, treinamentos, canais de comunicação digitais são pensados para facilitar o dia a dia deste profissional. E dentro de 2020 estas ações estão sendo reforçadas e outras surgirão para ajudar ainda mais os aplicadores 

Quais as expectativas da TECFIL para 2020/21?

No atual cenário é muito complexo fazer previsões, mas estamos otimistas. Os volumes irão voltar gradativamente, porém para que atinjam a normalidade será necessário muito trabalho de todos os elos da cadeia, e mudanças irão ocorrer no jeito de se fazer negócios, e a Tecfil está preparada para continuar entregando valor aos seus clientes. Sairemos mais forte disso tudo.

Fique à vontade para mandar sua mensagem aos nossos mais de 200 mil leitores todos profissionais de mecânica automotiva.

A Tecfil reforça que está sempre disponível para ajudar a todos os clientes, somos uma empresa 100% nacional e temos muito orgulho disso. Vamos ter muitas novidades este ano e com certeza elas foram pensadas para tornar o dia a dia mais fácil. Gostaríamos também de parabenizar a todos os aplicadores pela firmeza e seriedade que continuaram a reparar os veículos mesmo nestes difíceis tempos que estamos vivendo, fica aqui o nosso muito obrigado.