Conte um pouco de sua trajetória profissional até os dias atuais?
Sou Wagner Vieira, bacharel em Economia, construi uma bem-sucedida carreira em empresas nacionais e multinacionais do setor de autopeças. Entre elas, a fabricante de freios WABCO, o grupo alemão Knorr-Bremse, especializado em freios pneumáticos para veículos comerciais, além da alemã ZF e a norte-americana TRW, especializada em autopeças.
O segmento de filtros é muito competitivo, o que nos faz ter de trabalhar melhor e mais rápido todos os dias, um dos pontos que nos auxiliam na manutenção da liderança é a nossa capacidade fabril e de engenharia, somos o maior fabricante de filtros na américa latina (marcas Tecfil e Vox) atendendo os mercados OEM, OES, Marcas Privas e Reposição Automotiva. Utilizamos o que existe de mais moderno nos processos produtivos (manufatura 4.0), além disso nossos times Comercial, Marketing, Engenharia e Pós-Vendas trabalham muito integrados para entregar o melhor nível de produtos e serviços aos nossos clientes
Em termos de mercado, apesar da atual queda nas vendas em geral, destacadamente nas montadoras, temos um diferencial que nos assegura forte competitividade, que é a nossa grande base local de produção, que nos permite assegurar o fornecimento dos produtos a preços competitivos – e não sujeitos às pressões do dólar – e sem interrupções devido a problemas de compras de insumos no exterior, como tem se verificado com muitas empresas. Isso nos dá uma força competitiva muito grande, pois o mercado precisa de fornecedores que garantam um fornecimento estável, a preços que não sofram oscilações cambiais e, sobretudo, de alta qualidade, aspecto que caracteriza os produtos da Tecfil.
A Tecfil tomou todos os cuidados internos e externos com a pandemia, porem também intensificou os contatos com clientes e fornecedores para agir com a maior rapidez possível, continuamos a lançar itens e distribuir o maior número de informações aos aplicadores. Por sermos uma empresa 100% brasileira e muito verticalizada, conseguimos ter impactos menores em relação a custos, desta maneira também conseguimos garantir um alto grau de entrega e competitividade aos clientes.
A Tecfil se preparou de maneira a gerar o mínimo impacto aos seus clientes na reposição de seus estoques. Conseguimos isso devido ao nosso alto grau de verticalização dentro dos processos produtivos.
Como a Tecfil trabalha a Inovação e Tecnologia dos seus produtos?
A Tecfil possui o maior laboratório de testes e desenvolvimento de filtros da América Latina, com isso conseguimos fazer um trabalho contínuo de melhoria nos nossos produtos, e o mais importante é que todas as informações que coletamos em campo são utilizadas neste processo para assegurar que os clientes recebam os melhores e mais avançados filtros disponíveis no mercado.
Como a TECFIL tem lidado com o desafio da diversificação da frota e as inúmeras aplicações novas que surgem anualmente?
Temos um forte compromisso com este tópico, entendemos que precisamos ter a melhor cobertura possível. Desta maneira estamos sempre fazendo lançamentos, no ano de 2019 lançamos 338 novos filtros e este ano até o momento já batemos este número. Ou seja, nossa previsão é ultrapassar os 500 itens de lançamento.
Sabemos que o processo decisório por uma marca e por um produto ocorre de fato, no ambiente da oficina mecânica independente, pelo reparador automotivo. Como vocês enxergam o papel deste profissional na formulação da estratégia de comunicação/relacionamento?
O reparador tem um papel de destaque dentro da Tecfil/Vox. Toda a elaboração de material técnico, treinamentos, canais de comunicação digitais são pensados para facilitar o dia a dia deste profissional. E dentro de 2020 estas ações estão sendo reforçadas e outras surgirão para ajudar ainda mais os aplicadores
Quais as expectativas da TECFIL para 2020/21?
No atual cenário é muito complexo fazer previsões, mas estamos otimistas. Os volumes irão voltar gradativamente, porém para que atinjam a normalidade será necessário muito trabalho de todos os elos da cadeia, e mudanças irão ocorrer no jeito de se fazer negócios, e a Tecfil está preparada para continuar entregando valor aos seus clientes. Sairemos mais forte disso tudo.
Fique à vontade para mandar sua mensagem aos nossos mais de 200 mil leitores todos profissionais de mecânica automotiva.
A Tecfil reforça que está sempre disponível para ajudar a todos os clientes, somos uma empresa 100% nacional e temos muito orgulho disso. Vamos ter muitas novidades este ano e com certeza elas foram pensadas para tornar o dia a dia mais fácil. Gostaríamos também de parabenizar a todos os aplicadores pela firmeza e seriedade que continuaram a reparar os veículos mesmo nestes difíceis tempos que estamos vivendo, fica aqui o nosso muito obrigado.