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Nakata anuncia plataforma que coloca o reparador no centro das atenções


Feras da Oficina dá voz aos reparadores independentes e valoriza conhecimento técnico

Por: Caique Silva - 23 de março de 2019

A Nakata apresenta o Feras da Oficina, plataforma dedicada ao compartilhamento de conhecimento técnico dos reparadores. Acompanhe a entrevista com o Diretor de Vendas e Marketing da Nakata, Sergio Montagnoli, que explica como funciona a promoção, como surgiu a ideia desta iniciativa, quais os objetivos da marca e as vantagens de participar do Feras da Oficina.     

Como surgiu a ideia de criar a plataforma e a promoção Feras da Oficina? 

A proposta faz parte da continuidade do trabalho que temos realizado ao longo dos anos, nos aproximando dos reparadores e oferecendo, além de produtos de qualidade, soluções que os auxiliem cada vez mais na prestação de melhores serviços. Temos vários canais de comunicação com vídeos e dicas de manutenção, visando o aprimoramento técnico, assim como também realizamos palestras, tais como as do Rota do Reparador, em parceria com o SENAI e o Grupo Oficina Brasil, cursos presenciais e à distância. E agora, desenvolvemos uma plataforma para que os profissionais de mecânica possam expor o seu conhecimento e trocar experiência adquiridos no dia a dia da oficina. Queremos que eles sejam protagonistas na construção de uma grande base de conhecimento: da diagnose às dicas de reparo e que também resultará em maior visibilidade e reconhecimento público do know-how e da experiência desta importante categoria de profissionais. E não só no coletivo, como também no talento de cada indivíduo: aquele seu jeito especial de fazer.  

Como o reparador faz para participar?  

É muito fácil e simples. Como o reparador lida com diagnósticos todo o dia, ele só vai precisar se cadastrar e descrever a dica no site com uma foto ou vídeo. Para a segurança do próprio participante, nossa ação é validada pelos órgãos competentes, bem como as informações de cadastro que já estão dentro das normas legais de privacidade. Assim, esta é a nossa garantia do sucesso da campanha e sua premiação. O reparador será desafiado a postar sua dica, ganhar muitos prêmios e ser reconhecido como o Fera da Oficina da Nakata, ganhando prestígio, inclusive fora da plataforma e fazendo parte deste círculo de profissionais especiais da reparação. 

O que a marca ganha com esta iniciativa?  

O reparador é fundamental para o segmento. Nada acontece sem que ele participe: do diagnóstico à execução do serviço. Da decisão da marca, passando pela instalação da peça e relacionamento com sua base de clientes no pré e pós-vendas.  Reconhecer a importância desse profissional e gerar prestígio público em função do seu talento fortalece a cadeia de negócios como um todo. E este fortalecimento, em função do nosso foco dedicado à reposição, resultará em mais negócios e melhores experiências através da marca Nakata.  

Qual a importância do Feras da Oficina Nakata?  

O mercado está ficando cada vez mais complexo, seja no número crescente de modelos de veículos, seja em função da tecnologia embarcada. Isso tem demandado mais aprimoramento técnico e também novas formas e fontes de consulta.  Sabemos que as principais fontes de informação são profissionais com mais experiência, colegas de trabalho e a internet. E é sobre esta última que, embora seja muito prático para consultas, reside a maior dúvida quanto à eficácia e a veracidade das informações.  Portanto, acreditamos que criando uma rede colaborativa de conhecimento entre os profissionais, somada à validação técnica da Nakata, construiremos uma plataforma de consulta confiável para uso dos reparadores e com a praticidade de estar ao alcance das mãos, ou seja, no computador, tablet ou celular, de qualquer lugar, a qualquer hora.  

Como a Nakata vai valorizar o profissional que contribuiu com sua experiência, seu conhecimento?  

Ao participar do Feras da Oficina Nakata todos os profissionais terão suas dicas analisadas. Aprovadas, suas dicas estarão disponíveis na plataforma como fonte de consulta. E ainda, uma vez selecionadas entre as melhores, os participantes serão premiados e terão as dicas publicadas aqui mesmo na Mala Direta Oficina Brasil, divulgadas nos sites e nas mídias sociais de interesse na reparação automotiva e se transformarão também em vídeos técnicos no canal da Nakata no Youtube. Além disso, queremos uma aproximação ainda maior com os participantes e usuários da plataforma, compartilhando conhecimento com mais velocidade e abrangência, bem como valorizando a expressão individual, ou seja, o seu jeito de fazer.  Contudo, o reconhecimento mais importante virá desta rede de relacionamento que o identificará como o Fera da Oficina. Como confiança é a base na relação dos reparadores, seja deles com seus clientes, colegas e marcas que representam a exposição do seu talento, o aval da Nakata elevará as chances de sucesso profissional e dos negócios do centro de reparação em que atua.     

Após o término da promoção, quais são os planos para todo o conteúdo capturado? 

Teremos uma biblioteca prática e digital até na palma da mão embarcada em um celular, com as dicas de manutenção compartilhadas e validadas pela Nakata, onde os reparadores poderão buscar informações para a melhor execução de diagnóstico e serviços ao mesmo tempo que também contribuirão para expansão e divulgação deste conteúdo. Como mencionamos, os reparadores buscam relações de confiança e a promoção é apenas um marco para o início de um ambiente de relacionamento e informação. Isso também nos ajudará a entender melhor as necessidades destes profissionais e assim prover soluções cada vez melhores.  

O Feras da Oficina é para reunir as dicas fornecidas pelos reparadores. O que a Nakata faz para promover a capacitação e formação destes profissionais?  

Para que as informações técnicas e dicas de manutenção, aplicação e gestão estejam ao alcance dos reparadores para consulta a qualquer momento e nos mais variados formatos para uso de acordo com o seu jeito e necessidade, a Nakata desenvolveu conteúdos multimídia. O principal, continua sendo nossa ação presencial, com a programação anual de treinamentos e palestras gratuitas realizadas em várias regiões do País em parceria com distribuidores e diretamente nos centros automotivos e oficinas, além de órgão de ensino como o Senai. Há também nossa participação no Rota do Reparador e no curso de suspensão no Senai Ipiranga. Outros exemplos da nossa proposta multimídia são os canais digitais, tais como o YouTube, com vídeos da Nakata que já somam mais de 4,5 milhões de visualizações. O blog da Nakata é um dos que possui maior relevância do segmento com conteúdo que ajuda no dia a dia da oficina, incluindo orientações de atendimento e relacionamento com os clientes. As ferramentas deste universo digital também nos permitiram lançar um catálogo eletrônico com fotos, referência cruzada, comparação entre aplicações, com dicas em PDF e vídeos sobre instalação, além da busca por digitação de texto, tipo Google, o que facilita e ganha tempo a cada consulta. Desenvolvemos também, via internet, o EAD Nakata, que é igualmente uma plataforma de conhecimento, porém mais aprofundado e com objetivo de formação, com certificado. O EAD Nakata também pode ser acessado a qualquer hora por desktop, laptop, tablet ou celular. É com este conjunto que buscamos oferecer várias formas que permitam a disseminação do conhecimento técnico. E o Feras da Oficina é mais um dos serviços deste rol para que os reparadores de todo o Brasil recebam know how em pílulas para aquela dúvida e naquele momento que ele precisa. Tudo de um jeito fácil e rápido.  

Como a Nakata enxerga o mercado para este ano e quais novidades a marca preparou?  

O mercado de reposição apresenta potencial de crescimento justamente pela evolução da frota circulante de veículos. Para atender a demanda, a Nakata vem nos últimos anos ampliando significativamente o seu portfólio. Em 2018, foram 665 lançamentos entre novas linhas e ampliação das já existentes, sempre com produtos de qualidade para apresentar a melhor solução aos reparadores. Estaremos presentes na Automec para mostrar linhas de produtos, este conjunto de ações, incluindo as plataformas digitais e de conhecimento, como também dar atendimento aos reparadores por meio das equipes comercial e técnica de todo o país. Assim, buscamos promover interação e aproximação da marca com os mais diversos agentes do setor. A Nakata trabalha respeitando e entendendo as necessidades e conquistando a confiança de cada um de seus clientes e usuários de seus produtos. Isso está em nosso DNA há mais de 65 anos e é isso que queremos oferecer: uma experiência única e positiva com a marca a cada interação. A tecnologia está transformando nossa sociedade, não há como negarmos, mas para a Nakata, isso irá permitir que possamos direcionar nossas soluções para o jeito de cada um, de acordo com a necessidade, o interesse de cada indivíduo e de acordo com o momento de sua jornada. Enfim, tudo do seu jeito. Não é à toa que o nosso tema de comunicação para 2019 é “sua marca, seu jeito”. E o Feras da Oficina já foi concebido neste conceito. Participe! Foi feito para você!