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MANN+HUMMEL fala sobre os desafios de atuar em um mercado cada vez mais concorrido e tecnológico


Em entrevista exclusiva, Fabio Moura, Diretor de Vendas Automotive Aftermarket e Marketing, destaca o crescimento da marca, a importância do reparador para o desenvolvimento da fabricante e comemora os 70 anos da empresa

Por: Da Redação - 10 de setembro de 2021

Conte um pouco de sua trajetória profissional até os dias atuais à frente da Diretoria de Aftermarket da MANN+HUMMEL?

Tenho mais de 20 anos de experiência nas áreas de Vendas e Marketing, atuando em diversos segmentos de veículos leves e comerciais, agrícola, construção e mineração e bens de consumo. Sou formado em Administração e Marketing, e cursei pós-graduação CEAG pela FGV-EAESP em Administração com ênfase em Finanças e, ao longo da minha carreira, tenho passagens por companhias como Unilever, Saint-Gobain, Valeo e Delphi.

O mercado de filtros automotivos na reposição é bem concorrido, contando com marcas tradicionais e outras mais recentes. Quais os diferenciais da MANN para este segmento?

A experiência da MANN+HUMMEL em produzir sistemas de filtragem para as montadoras permite desenvolver produtos mais robustos e com especificações iguais aos equipamentos originais.  Com isso, ganha-se agilidade na hora da produção de peças de reposição de veículos novos da frota circulante e com a confiabilidade e qualidade de equipamento original.

Como a Mann trabalha o desenvolvimento tecnológico dos seus produtos?

Estamos em constante acompanhamento junto aos engenheiros que atuam próximos às montadoras. Isso nos oferece vantagem competitiva e nos destaca frente às inovações tecnológicas de mercado. Além disso, o time se divide em aprimorar o portfólio já desenvolvido e se preparar para os lançamentos de novas aplicações.

Como a MANN-FILTER tem lidado com o desafio da diversificação da frota e as inúmeras aplicações novas que surgem anualmente?

Nossa equipe de Marketing está sempre atualizando a base de dados com a frota circulante. Com isso, avaliamos e priorizamos o desenvolvimento do portfólio de produtos de acordo com às necessidades do mercado e clientes.

A MANN+HUMMEL sempre foi um fornecedor tradicional de OEM, em quais montadoras seus produtos são aplicados na linha de montagem? 

Estamos nas principais montadoras de veículos leves e pesados tanto no mercado nacional como internacional. Isso nos coloca em posição favorável para antecipar as necessidades do Aftermarket e trazer inovações em produtos e serviços aos nossos clientes e consumidores.

Quando focamos a cadeia de reposição percebemos nos últimos anos uma radical diversificação dos agentes comerciais com o surgimento de redes de varejo, “atacarejos”, shopping de autopeças, etc. como a Mann encara este novo cenário nos elos comerciais? 

Somos focados em parcerias de longo prazo e prezamos por selecionar criteriosamente nossa rede de distribuição, mas ao mesmo tempo buscamos estar presentes nos diversos canais para tornar nossos produtos disponíveis ao cliente final por meio de uma política comercial transparente e objetiva.

Filtros são peças consumidas em vários mercados como postos de combustíveis, supermercados, “supertrocas”, etc. Pesquisas da CINAU indicam, no ambiente da oficina mecânica independente de linha leve e comercial leve, um consumo anual de aproximadamente 57 milhões  de filtros de óleo e cerca de 38 milhões de filtros de combustível e 68 milhões filtros de ar. Qual a importância deste mercado para a Mann?

Este mercado é de extrema importância para nós e estamos focados em oferecer aos nossos clientes as melhores soluções em produtos e serviços. Neste ano, conseguimos um crescimento recorde de vendas com ganho na participação de mercado e, ainda, enxergamos grande oportunidade de crescimento para os próximos anos.

Falando em canais como tem sido a experiência da  MANN+HUMMEL no ambiente digital? Em pesquisa da CINAU 64% das oficinas experimentaram “compras erradas” na internet. Isso é frequente em peças técnicas, como se comporta o mercado de filtros no ambiente digital?

Nosso catálogo on-line é muito utilizado no mercado, e utilizamos a mesma base de informações para os canais digitais.

Neste ano, lançamos um novo conceito de venda em kits, visando maior comodidade, assertividade e conveniência no momento da compra. Os kits têm sido um grande sucesso e queremos continuar a oferecê-lo para um número maior de aplicações. 

O PULSO DO AFTERMARKET, indicador de mercado da CINAU, apontou que nos primeiros sete meses de 2021, o aftermarket experimentou um crescimento de 8,69% na demanda de peças na linha leve e comercial leve e o ano deve fechar com um crescimento de dois dígitos. Os reflexos deste aquecimento estão sendo percebidos pela Mann? 

Sim, neste ano tivemos um forte crescimento acima de dois dígitos. Temos uma rede de distribuição diferenciada, com excelente cobertura geográfica e atuação nos diversos canais. Além disso, fechamos novas parcerias comerciais e tivemos importantes lançamentos de produtos e soluções para o mercado que nos ajudaram a alcançar esse resultado.

A MANN-FILTER completou 70 anos de mercado agora em agosto, com uma história vencedora de fornecimento para as principais montadoras do país. No planejamento para os próximos anos, vocês pretender dar um foco maior no mercado de Reposição?

A MANN-FILTER completou seus 70 anos de marca mundial e atua há mais de 67 anos no Brasil. Para os próximos anos, queremos focar no mercado de reposição e estamos empenhados na satisfação de nossos clientes e liderança de mercado.

Esta última não é uma pergunta, mas um espaço para que possa transmitir sua mensagem às nossas 53 mil oficinas e quase 200 mil profissionais da mecânica que trabalham nesses estabelecimentos e representam 70% do mercado de reposição. Fique à vontade para expressar o que quiser!

Gostaria de expressar meu agradecimento a todos os profissionais da mecânica e clientes, que fazem parte da história de sucesso da marca MANN-FILTER no Brasil e dizer que queremos estar mais próximos, levando ao mercado um portfólio de produtos amplo, com qualidade diferenciada e preços competitivos.