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ElringKlinger do Brasil adota novas estratégias para atender o mercado automotivo


Empresa espera crescer 30% ao ano, nos próximos cinco anos, e se consolidar entre as marcas líderes do mercado

Por: Margarida Putti - 11 de junho de 2014

Fornecedora de juntas de cabeçote do mercado nacional, a ElringKlinger do Brasil, está adotando uma nova estratégia para reforçar sua participação no mercado. A multinacional alemã, presente há 17 anos no Brasil, informa que vem realizando investimentos constantes em seu moderno Parque Fabril em Piracicaba (SP), para impulsionar sua produção no setor da reparação automotiva.

Com forte atuação no mercado brasileiro em duas frentes – produtos OEM (para indústrias automotivas) e AM (mercado de reposição) – a fabricante busca novas tecnologias para qualificar a produção, alavancar as vendas e reforçar a exportação de peças.

Segundo o diretor comercial da ElringKlinger do Brasil, Fernando Petrolino, a empresa tem como principal meta ampliar e sustentar o crescimento atingido no mercado nos últimos anos e os investimentos em novas tecnologias é fundamental para a realização deste objetivo.

“A ElringKlinger do Brasil é reconhecida pelas montadoras de automóveis do país como uma fornecedora extremamente confiável e eficaz de autopeças originais da mais alta qualidade. Nosso trabalho está focado na excelência de atendimento ao cliente e aumento da carteira dos mesmos no Brasil e também no exterior”, disse Petrolino.

Em entrevista ao Jornal Oficina Brasil, o executivo aborda sobre os principais investimentos da empresa em máquinas e equipamentos, sua posição nos mercados OEM e AM e a importância da oficina de reparação no mercado automotivo.Imagem interna da fábrica da ElringKlinger

Jornal Oficina Brasil – A ElringKlinger inaugurou sua operação local há 17 anos, em Piracicaba (SP). Desta forma, me fale sobre a trajetória da empresa e sua atuação no mercado de aftermarket.

Fernando Petrolino - A ElringKlinger veio para o Brasil a pedido das montadoras, uma vez que as indústrias de juntas nacionais não tinham tecnologia para a produção das juntas MLS e Metal-Borracha. Nesta oportunidade, iniciamos fornecendo peças para Mercedes, Ford e GM. Após alguns anos estávamos atendendo todas as montadoras e exportando para o mundo todo.

Fabricação de Juntas e Cabeçote da Elring Klinger

No Aftermarket, a empresa foi fornecedora da Mahle Metal Leve até Dezembro de 2007, sendo que a partir de 2008, iniciou o desenvolvimento da marca Elring, lançando todos os kits com juntas MLS e também da tecnologia antiga.

A Elring ocupou um importante espaço com os kits para motores eletrônicos e parafusos de cabeçote, hoje indispensáveis para um reparo de qualidade. Atualmente temos a maior cobertura do mercado (mais de 5.000 itens) e estamos em plena expansão, crescendo na ordem de 30% ao ano, porém com muitas oportunidades, uma vez que a rede ainda está em formação.

Diretor comercial da Elring Klinger do Brasil, Fernando PetrolinoJOB - Como é composta a linha de produtos e serviços da Elring?

Fernando Petrolino - Nossa linha é composta por Linha leve, vans, pick-ups e Linha pesada, caminhões, ônibus, carreta, entre outros. Temos kits para todos os veículos que rodam no Brasil, sejam eles nacionais ou importados. Além dos kits, também possuímos juntas avulsas, parafusos de cabeçote e retentores.

JOB – A empresa vem realizando investimentos para impulsionar sua atuação nos mercados OEM e AM. Assim sendo, como é feito o gerenciamento destes mercados na empresa?

Fernando Petrolino – No mercado O&M, desde sua instalação, a ElringKlinger do Brasil tem realizado investimentos significativos para impulsionar sua atuação, uma vez que as demandas por melhorias continuam e estão cada vez mais acentuadas. Nos últimos anos, investimos fortemente nas linhas de produção das juntas de cabeçote metálicas, tampas plásticas de comando de válvulas e também nas automatizações dos processos de produção de defletores de calor, e somente através destes investimentos fomos capazes de suportar as pressões constantes do mercado automotivo por produtividade e principalmente por competitividade com excelência da qualidade. Nós entendemos que para mantermos a liderança neste mercado, é necessário manter o planejamento de investimentos adicionais, pelo menos até 2016. 

Já no mercado AM, acabamos de investir em uma nova unidade dedicada ao Aftermarket.  Neste local, além de quadruplicarmos a área de estoque, estamos investindo em um centro de treinamento, uma oficina mecânica para colocarmos em prática todo o conteúdo dos cursos oferecidos pela empresa, unidades móveis de treinamento, entre outros. Toda a estrutura foi desenvolvida exclusivamente para o Aftermarket, a exemplo do que temos na Europa, onde somos líderes absolutos de mercado.

Prêmio Navistar Mercosul - MWM InternationalJOB – A empresa vem auxiliando montadoras de todo o mundo no desenvolvimento de motores que consomem menos combustíveis e têm menor emissão de poluentes. Me fale sobre esse projeto.

 Fernando Petrolino – O Grupo ElringKlinger se destaca no mercado não somente pelos investimentos em máquinas e equipamentos de primeira linha, mas principalmente por ser uma empresa altamente técnica e comprometida com o cliente no desenvolvimento avançado de novos motores e veículos com baixos níveis de emissões de poluentes e baixos consumos. Temos total capacidade técnica para desenvolvermos Juntas de Cabeçote Metálica e/ou Juntas Metal / Borracha para altas pressões de combustão interna. Nossos Conjuntos de Tampas de Comando de Válvulas possuem alta tecnologia embarcada como separação de óleo e controles de pressão, além dos Defletores de Calor com altíssima eficiência de absorção térmica e acústica. Além disso, somos reconhecidos no mercado como full service supplier, contribuindo continuamente com nossos clientes no desenvolvimento dos veículos e motores dos ciclos álcool/gasolina e motor diesel.

Empresários reunidos durante a premiação da MWMJOB - Qual a importância da oficina para a ElringKlinger?

Fernando Petrolino – A oficina é o nosso cliente. O Reparador é quem decide qual marca usar e o nosso trabalho no momento é conversar com este profissional e mostrar que ele tem agora a mesma peça original do veículo fornecida por nossos distribuidores. Como participamos 100% do desenvolvimento de novos motores, procuramos compartilhar com as oficinas este conhecimento, através de palestras e apresentações conveniadas com as entidades do setor (Sindirepa, Sindipeças e Conarem) bem como utilizamos publicações especializadas como o Jornal Oficina Brasil para instruir nossos parceiros reparadores.

JOB - O segmento independente de reposição representa grande importância para o desenvolvimento do Brasil. Desta forma, como você vê o cenário deste mercado atualmente?

Fernando Petrolino – O cenário é positivo. Nosso mercado está amadurecendo e se auto-especializando, bem como se regionalizando. Com a grande gama de veículos em circulação no nosso país, é praticamente impossível um distribuidor atender toda a demanda sem se especializar na região ou na nova frota.

Mesmo na garantia, 68% dos proprietários de veículos já fazem os reparos fora da rede autorizada, isto dá a dimensão do nosso mercado. Acreditamos e trabalhamos para profissionalizar o reparador e a rede de distribuição, levando produtos de qualidade e principalmente informação ao mercado.

JOB – Como é realizada a comercialização de peças da marca Elring no mercado de reposição?

Fernando Petrolino – Atualmente temos mais de 65% de participação no mercado original, ou seja, praticamente sete em cada 10 carros montados no Brasil, diariamente, usam nossas juntas de cabeçote. Se estendermos isto às demais juntas e componentes, podemos garantir que todos os carros montados no Brasil ou importados, tem pelo menos uma peça Elring, pois atuamos em 42 fábricas ao redor do mundo, fornecendo para todas as montadoras, populares, de luxo ou esportivas. A comercialização na reposição é feita por nossos distribuidores credenciados.

JOB – Qual é o segredo do sucesso alcançado com o aftermarket?

Fernando Petrolino – Trabalho e qualidade. Toda nossa equipe interna, nossos representantes e nossa diretoria trabalham focados  no atendimento ao Aftermarket como qualquer cliente original, ou seja, temos o mesmo padrão de qualidade e serviços.

Nestes seis anos de Aftermarket já treinamos mais de 10.000 pessoas e continuamos fazendo palestras por todo o Brasil. Também estamos investindo da melhoria da qualidade dos informativos técnicos, vídeos instrutivos (www.elring.com.br) e disseminação destas informações através de publicações do setor e ações de treinamento com nossos parceiros, distribuidores e associações.

JOB – Recentemente a empresa recebeu o prêmio Navistar Mercosul - MWM International. Qual a importância desta premiação?

Fernando Petrolino – É o reconhecimento do nosso trabalho em parceria com a MWM. A empresa aplicou muita tecnologia na nova geração de motores EURO5, que hoje são sucesso em nosso mercado interior e no exterior. É um orgulho para nós sermos um dos melhores fornecedores da MWM. O prêmio é motivo de grande orgulho para nós e a premiação MWM é mais um grande incentivo para continuarmos nos empenhando em oferecer aos nossos clientes de autopeças a mais alta qualidade de produtos e serviços.

JOB – Quais são os investimentos da empresa em longo prazo?

Fernando Petrolino – Continuar crescendo 30% ao ano nos próximos cinco anos e se consolidar entre as marcas líderes do mercado, aumentando e solidificando nossa rede de distribuição, com produtos de qualidade diferenciada a preços competitivos.

A melhoria em produtividade na busca da excelência e da competitividade é fundamental e essencial para os negócios locais. Nossas expectativas de exportação sempre preservam altos padrões de qualidade do produto.

Estamos investindo muito em tecnologia e melhoria dos processos. São linhas de solda a laser para juntas de cabeçote dos novos motores VW e Ford, linhas de injetoras para tampas de comando de válvulas, linhas automáticas para fabricação de defletores de calor e o novo centro de distribuição para o Aftermarket.