Notícias
Vídeos

Com a frota circulante cada vez mais diversificada, Sabó pontua os desafios do mercado de reposição


Confira nossa entrevista exclusiva com o Diretor de Vendas para o Mercado de Reposição da Sabó, Marcus Vinicius Pereira. Ele destaca a importância do reparador para o desenvolvimento da marca e como faz para se diferenciar no Aftermarket

Por: Da Redação - 05 de junho de 2022

Conte um pouco de sua trajetória profissional até os dias atuais, à frente da Diretoria de Aftermarket da Sabó? Sou formado em administração com pós-graduação em marketing, iniciei no aftermaket em 1975 no Grupo Comolatti, onde permaneci até 1983, ano que ingressei na Sabó. O mercado era bem diferente do que temos hoje, a venda era mais pulverizada. A partir de 1993, começamos a nos consolidar e dar os primeiros passos para formar nossa rede de distribuidores. Em 1999/2000 consolidamos a nossa rede de distribuidores e criamos diversos programas de marketing voltados para todos os elos da cadeia.

Todos esses programas permanecem até hoje com melhorias e atualizações. Vou completar 46 anos de atuação no mercado do aftermarket sempre aprendendo e vivenciando novas transformações.

O mercado de retentores, juntas e sistemas integrados de vedação é bem concorrido, o que gera uma oferta abundante de produtos. Como a Sabó se diferencia neste ambiente e qual a estratégia para se destacar no Aftermarket?

O principal diferencial é estar atento às necessidades dos nossos clientes, desde os aplicadores, varejistas até a nossa rede de distribuidores. 

O nível de serviço prestado pelas nossas equipes nos diferencia nesse mercado tão competitivo. Nossa estratégia é manter o relacionamento com todos os elos da cadeia e criarmos projetos que agreguem valor para o aftermarket.

Com a frota circulante cada vez mais diversificada, como a Sabó ajusta o portfólio para atender esta crescente multiplicidade de aplicações?

Periodicamente fazemos análise da frota circulante/demandante das linhas leve, pesada, agrícola e moto. A partir dessas informações, definimos as priorizações e cronogramas de desenvolvimento.

Além disso. ouvimos o mercado através das nossas equipes técnica, comercial e promotores que têm convívio cotidiano com todos os elos da cadeia do aftermarket.

Nos últimos anos observou-se os surgimentos de múltiplos players na supplay chain, como “atacarejos”, locais, reginais, nacional, shopping de peças, “desmonte”, importadores, redes de lojas, concessionários mais atuantes, distribuidores nacionais vendendo direto para a oficina entre outros. Esta realidade impacta na definição dos parceiros comerciais da Sabó?

A Sabó tem atuação em todos os elos da cadeia de uma forma bem definida, com projetos reconhecidos que vão desde a nossa rede de distribuidores, passando pelos varejos e aplicadores.

Temos uma rede de distribuidores nacionais e regionais, temos programas de relacionamento com varejos, atuamos com nossa equipe técnica e promotores junto aos aplicadores, retificadores e frotistas com programas que já completaram mais de 20 anos. Acreditamos que dessa forma nossas parcerias estão bem consolidadas.

O PULSO DO AFTERMARKET, desenvolvido pela CINAU, prevê um crescimento de dois dígitos para o setor neste ano (linha leve e comercial leve). Como a Sabó enxerga essa projeção?

Desde o início da pandemia, começamos o acompanhamento da venda diária dos nossos distribuidores e ainda continuamos com esse levantamento, visitamos varejos em todas as capitais e principais cidades do interior de todos os estados. Além disso, fazemos visitas presenciais a diversos aplicadores para medirmos o movimento, afirmamos que os indicadores são otimistas tanto na linha leve como na pesada.

Além disso, estamos trabalhando com a maior frota demandante fora da garantia, o que nos assegura o crescimento de dois dígitos.

Notamos diversas publicações da Sabó nas redes sociais, entretanto sabemos que este ambiente possui alta dispersão, envolvendo públicos diversos. Este trabalho indicaria uma mudança de foco da Sabó do reparador para o dono do carro, mais presente nas redes sociais?

De forma alguma. É mais um meio de comunicação com o nosso público, sendo que a maioria dos nossos seguidores são os reparadores. Esclarecemos através das redes sociais muitas dúvidas de aplicação, onde encontrar nossos produtos e principalmente lançamentos.

Temos também o acesso dos consumidores, donos de veículos, e as redes sociais ajudam esse público a conhecer a nossa marca. Isso é muito positivo, pois quando levarem o carro ao seu mecânico, saberão que nossos produtos atendem tanto ao mercado O&M como a reposição, que temos qualidade, que somos “top of mind” no setor. Esses elementos ajudam na hora da escolha ou do pedido ao mecânico pela aplicação de nossa marca.

Pesquisas junto ao público profissional (reparadores) indicam que a SABÓ é disparada o principal “top of mind” em juntas e retentores, qual a estratégia futura para manter esta força de mercado?

Continuar investindo naquilo que sabemos fazer de melhor: ter relacionamento com os nosso público, fornecendo informação atualizada, ouvindo as necessidades do mercado e claro, investindo em lançamentos que aumentem nossa cobertura de frota. Sempre evoluindo, sempre indo ao encontro do que os aplicadores procuram.

Qual o peso do mercado de reposição nos negócios da SABÓ?

Atualmente o aftermarket Brasil e exportação representam 60% dos nossos negócios.

Neste sentido como é a divisão entre produtos dedicados a linha leve/comercial leve, pesados e agrícola?

Nossos produtos são retentores e juntas para os segmentos leve, pesado, moto, agrícola e industrial.

Além desses, temos o que chamamos de SABÓ TOTAL (produtos que embalamos sob a nossa marca), sendo 70% do nosso negócio no segmento leve, utilitários e pesados e os outros 30% é bem diversificado nos segmentos acima. O importante é estarmos sempre com o portfólio atualizado em todos esses segmentos.

Observamos um movimento da SABÓ inserindo itens de reposição como rolamento de cardans, kit amortecedor, kit juntas, bieletas, coxins etc. a ampliação de linha de produtos é uma tendência para o futuro?

Esse é o projeto SA​BÓ TOTAL mencionado anteriormente. Ouvimos nossa rede de distribuição, varejos e aplicadores no sentido de atender nosso mercado com produtos que ele tem problemas de abastecimento, qualidade, etc.

Temos uma marca forte porém, tomamos cuidado para não lançar produtos já consolidados por outras marcas no mercado.

Esta última não é uma pergunta, mas um espaço para o senhor transmitir sua mensagem as nossas 53 mil oficinas e mais de 200 mil profissionais qualificados e sintonizados em nossas múltiplas plataformas. Fique à vontade para expressar o que quiser!

Se olharmos para outros segmentos podemos ver que as transformações são grandes no sentido de atender às exigências dos consumidores.

No aftermarket não é diferente, temos que promover mudanças, modernizar, ter uma gestão cada vez mais profissional e principalmente estar atentos ao mercado digital.

A frota disponível para o aftermarket é a maior da história! Hoje vemos capitais, cidades do interior, estradas, ruas e avenidas com alto volume de veículos em circulação. Tudo isso movimenta o nosso mercado.

É disso que precisamos! Agradeço a oportunidade e desejo a todos muito sucesso nas suas atividades.